Início Série5º ano Interpretação de texto: Museu da Cana – 5º ano

Interpretação de texto: Museu da Cana – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Museu da Cana. O espaço é dedicado à preservação da memória e história da cana-de-açúcar! Vamos saber mais a respeito dele? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP03, EF05LP05, EF05LP24, EF05LP19,

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

 

Museu da Cana preserva a história e memória da cana-de-açúcar

Museu passou a oferecer projetos educativos e culturais para estudantes

    Quem visita o Museu da Cana, localizado em Sertãozinho, no interior de São Paulo, pode observar de perto um maquinário escocês original e preservado, trazido por Francisco Schmidt para o Engenho Central que, hoje, abriga o Museu.

   O espaço é dedicado à preservação da memória e história da cana-de-açúcar, produto que foi fundamental para o desenvolvimento do país. Atualmente, Leila Heck é a gestora-executiva do museu.

   Ela morou em São Paulo e no exterior. Após muitos anos trabalhando no mundo empresarial e corporativo, decidiu se especializar na preservação da memória e organização documental. Há dez anos, recebeu o convite para administrar o Museu e, de lá para cá, implantou uma série de projetos voltados para o fortalecimento da educação e cultura.

SERVIÇO

O Museu da Cana fica localizado no município de Sertãozinho (SP) e funciona das terças as sextas-feiras e aos domingos, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.

Disponível em: <https://redeglobo.globo.com/sp/eptv/epagro/resumo/museu-da-cana-preserva-a-historia-e-memoria-da-cana-de-acucar.ghtml>. Publicado em: 06 de janeiro de 2024. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“Museu passou a oferecer projetos educativos e culturais para estudantes”

A que Museu o texto se refere?

 

Questão 2 – Qual a função do Museu identificado acima?

 

 

Questão 3 – O trecho “produto que foi fundamental para o desenvolvimento do país”:

(     ) cita um exemplo.

(     ) dá uma explicação.

(     ) expõe uma opinião.

 

Questão 4 – Na parte “Atualmente, Leila Heck é a gestora-executiva do museu.”, o termo grifado:

(     ) indica lugar.

(     ) indica modo.

(     ) indica tempo.

 

Questão 5 – Identifique o segmento que revela uma soma de fatos:

(     ) “[…] um maquinário escocês original e preservado […]”

(     ) “[…] trazido por Francisco Schmidt para o Engenho Central […]”

(     ) “Há dez anos, recebeu o convite para administrar o Museu […]”

 

Questão 6 – Em “Após muitos anos trabalhando no mundo empresarial e corporativo, decidiu se especializar na preservação da memória e organização documental.”, o texto:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – No fragmento “[…] implantou uma série de projetos voltados para o fortalecimento da educação e cultura.”, o vocábulo destacado tem o mesmo sentido de:

(     ) “instituiu”. 

(     ) “coordenou”.

(     ) “desenvolveu”.

 

Questão 8 – Observe:

 “O Museu da Cana fica localizado no município de Sertãozinho (SP) e funciona das terças as sextas-feiras e aos domingos, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.”

 Essa passagem explicita o objetivo do texto de:

(     ) noticiar.

(     ) ensinar.

(     ) divulgar.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário