Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Robô Selvagem”. Esse filme conta a história de Roz, uma robô que cai acidentalmente em uma ilha desabilitada e passa a viver as dinâmicas de sobrevivência da natureza. Vamos saber mais a respeito dele? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP06, EF35LP09 e EF05LP13.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Robô Selvagem – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Robô Selvagem – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Robô Selvagem – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Filme ‘Robô Selvagem’ traz questões de pertencimento e sobrevivência na natureza
Espécies como ganso, raposa, gambá, urso, coruja, toupeira e guaxinim fazem parte da narrativa.
Lançado nesta quinta-feira (10), o filme “Robô Selvagem”, uma adaptação do livro de Peter Brown, conta a história de Roz, uma robô que cai acidentalmente em uma ilha desabilitada e passa a viver as dinâmicas de sobrevivência da natureza.
Roz foi programada pelos humanos para servir, então, quando se encontra no ambiente selvagem, tenta de todas as maneiras ajudar os animais. No entanto, eles não a aceitam e a obrigam a seguir o ritmo natural do mundo ao seu redor.
Acidentalmente, a robô destrói um ninho de gansos na ilha. No entanto, um dos ovos sobrevive e Roz torna-se a responsável por aquele filhote, cuidando dele para garantir sua sobrevivência.
O filme traz questões de maternidade e pertencimento. Isso porque Roz precisa ensinar o ganso, batizado de Bico-Vivo, a se alimentar, voar e nadar, ao mesmo tempo que lida com a dinâmica da vida selvagem e a convivência com os outros animais.
Para sobreviver no ambiente hostil, a robô e o filhote de ganso formam uma improvável aliança com uma raposa. Embora, na natureza, o animal seja um predador da ave, ele decide “ajudar” Roz em sua missão de proteger Bico-Vivo. Esse contraste adiciona um toque de humor à narrativa, pois, em condições normais, esses bichos só se encontrariam como caçador e presa.
Outras espécies também enriquecem a narrativa, incluindo corujas, gambás, toupeiras, guaxinins, ursos, entre outros.
[…]
“Terra da Gente”. Larissa Fortunato. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.
Publicado em: 11 de outubro de 2024. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) um desenho animado.
Questão 2 – Identifique o trecho que apresenta a protagonista da história:
Questão 3 – Na história, Roz “tenta de todas as maneiras ajudar os animais”, pois:
( ) “eles não a aceitam”.
( ) “foi programada pelos humanos para servir”.
( ) “a obrigam a seguir o ritmo natural do mundo ao seu redor.”
Questão 4 – Segundo o texto, Roz torna-se a responsável por cuidar de um filhote de ganso. Por que ela assumiu essa responsabilidade?
Questão 5 – Em “O filme traz questões de maternidade e pertencimento.”, o termo grifado indica:
( ) soma.
( ) conclusão.
( ) alternância.
Questão 6 – Releia:
“[…] Roz precisa ensinar o ganso, batizado de Bico-Vivo, a se alimentar, voar e nadar, ao mesmo tempo que lida com a dinâmica da vida selvagem e a convivência com os outros animais.”
Esse segmento:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – Na parte “Para sobreviver no ambiente hostil […]”, o vocábulo destacado quer dizer:
( ) “adverso”.
( ) “selvagem”.
( ) “barulhento”.
Questão 8 – Há uma opinião na passagem:
( ) “[…] a robô e o filhote de ganso formam uma improvável aliança com uma raposa.”
( ) “[…] esses bichos só se encontrariam como caçador e presa.”
( ) “Outras espécies também enriquecem a narrativa, incluindo corujas, gambás, toupeiras […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.