Início Série5º ano Interpretação de texto: Torrone – 5º ano

Interpretação de texto: Torrone – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o torrone. O doce tem um passo a passo fácil e é composto por poucos ingredientes caseiros. Vamos ler a receita? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP05 e EF15LP06.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Aprenda a preparar uma receita deliciosa de torrone

Essa receita, de origem italiana, ganhou várias releituras em todo o mundo.

    O doce tem um passo a passo fácil e é composto por poucos ingredientes caseiros.

Ingredientes:

125 g de açúcar;

125 g de mel;

1 clara de ovo;

3 colheres de amido de milho;

3 colheres de açúcar de confeiteiro;

150 g de castanhas.

Modo de preparo:

    Derreta o açúcar e o mel no fogo até o formar uma calda em ponto de bala. Bata a clara e, assim que começar a espumar, jogue a calda e misture com a batedeira até esfriar.

    Torre e salgue levemente as castanhas e as incorpore na mistura. Forre um recipiente com papel-manteiga, coloque o torrone, cubra com plástico-filme e leve para esfriar na geladeira.

    Quando o torrone estiver consistente, corte-o em pedaços com uma faca e empane na mistura de amido de milho e açúcar de confeiteiro. Depois, é só servir!

Disponível em: <https://g1.globo.com/pi/piaui/cluberural/noticia/2024/09/01/aprenda-a-preparar-uma-receita-simples-e-deliciosa-de-torrone.ghtml>. Publicado em: 01 de setembro de 2024. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

 “Aprenda a preparar uma receita deliciosa de torrone”

Identifique o vocábulo que exprime uma opinião:

 

Questão 2 – No trecho “Essa receita, de origem italiana, ganhou várias releituras em todo o mundo.”, a parte sublinhada:

(     ) faz uma correção.

(     ) dá uma explicação.

(     ) apresenta um exemplo.

 

Questão 3 – Em “O doce tem um passo a passo fácil e é composto por poucos ingredientes caseiros.”, a que doce o texto se refere?

 

 

Questão 4 – A seção “Ingredientes”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Quais ingredientes, segundo o texto, formam a calda do doce?

 

 

Questão 6 – Na passagem “Torre e salgue levemente as castanhas e as incorpore na mistura.”, o termo destacado indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 7 – Observe:

“Forre um recipiente com papel-manteiga, coloque o torrone, cubra com plástico-filme e leve para esfriar na geladeira.”

 Nessa frase, há uma palavra que assinala a ideia de soma. Localize-a:

 

Questão 8 – De acordo com o texto, “a mistura de amido de milho e açúcar de confeiteiro” deve ser usada para:

(     ) cortar o torrone.

(     ) esfriar o torrone.

(     ) empanar o torrone.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário