Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um castelo de areia. O autor conta o que ele observou em um dia na praia: crianças construindo um castelo de areia, até que veio uma onda e destruiu tudo… O que elas fizeram? Descubra, lendo este texto tão reflexivo! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP04, EF35LP06, EF35LP07, EF05LP16, EF35LP08 e EF05LP22.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Castelo de areia – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Castelo de areia – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Castelo de areia – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Castelo de areia
Em um dia de verão, estava na praia, observando duas crianças brincando na areia.
Elas trabalhavam muito, construindo um castelo de areia, com torres, passarelas e passagens internas.
Quando estavam quase acabando, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo a um monte de areia e espuma.
Achei que as crianças cairiam no choro, depois de tanto esforço e cuidado, mas tive uma surpresa.
Em vez de chorar, correram para a praia, fugindo da água, sorrindo, de mãos dadas, e começaram a construir outro castelo…
Compreendi que havia recebido uma importante lição… Gastamos muito tempo de nossas vidas construindo alguma coisa.
E, mais ou cedo ou mais tarde, uma onda poderá vir e destruir o que levamos tanto tempo para construir. Mas, quando isso acontecer, somente aquele que tem as mãos de alguém para segurar, será capaz de dar uma reviravolta!
Tudo é feito de areia.
Só o que permanece é o nosso relacionamento com as outras pessoas!
Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/2021-01-30/castelo-de-areia.htm>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima tem a intenção de:
( ) fazer refletir.
( ) noticiar um fato.
( ) debater um assunto.
Questão 2 – Na passagem “Em um dia de verão, estava na praia, observando duas crianças brincando na areia.”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – Na frase “Elas trabalhavam muito, construindo um castelo de areia, com torres, passarelas e passagens internas.”, o vocábulo grifado exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 4 – Em “Quando estavam quase acabando, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo a um monte de areia e espuma.”, o autor revela:
( ) o início da história que ele narra.
( ) o clímax da história que ele narra.
( ) o desfecho da história que ele narra.
Questão 5 – A atitude das crianças diante da destruição do castelo de areia foi:
( ) previsível para o autor do texto.
( ) inesperada para o autor do texto.
( ) incompreendida pelo autor do texto.
Questão 6 – Observe:
“Mas, quando isso acontecer, somente aquele que tem as mãos de alguém para segurar, será capaz de dar uma reviravolta!”
O termo destacado retoma:
Questão 7 – No segmento “Tudo é feito de areia.”, o autor usa a linguagem:
( ) informal.
( ) figurada.
( ) científica.
Questão 8 – Na parte “Só o que permanece é o nosso relacionamento com as outras pessoas!”, o autor do texto:
( ) faz um apelo.
( ) levanta uma hipótese.
( ) expõe seu pensamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.