Início Série5º ano Interpretação de texto: Um carimbo limpinho – 5º ano

Interpretação de texto: Um carimbo limpinho – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre um carimbo limpinho. Imagine transformar um pedaço de sabão de coco em um carimbo? Quer aprender? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP05, EF35LP13, EF35LP09 e EF35LP10.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Um carimbo limpinho

    Um pedaço de sabão de coco não parece ser nada divertido. Mas se o transformamos em um carimbo, teremos nas mãos um brinquedo bem legal!

 

Você vai precisar de:

  • cubos ou retângulos de sabão de coco;
  • palitos de churrasco;
  • tinta guache;
  • folhas de papel.

 

Como fazer:

    Usando o palito de churrasco, faça diferentes desenhos nos pedaços de sabão, tomando cuidado para traçar linhas bem fundas. Em seguida, retire as sobras do sabão. O próximo passo é escolher uma cor para pintar a parte do sabão que está desenhada. Com o próprio palito, retire o excesso de tinta por cima dos desenhos. Seus carimbos estão prontos! Divirta-se!

 Dica: quando o desenho começar a ficar fraco, é hora de colocar mais tinta no seu carimbo!

 Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_222.pdf>.

 

Questões

Questão 1 – Qual o objetivo do texto acima?

(     ) dar uma notícia.

(     ) ensinar a fazer algo.

(     ) divulgar um produto.

 

Questão 2 – Releia:

“Mas se o transformamos em um carimbo […]”

A que se refere o vocábulo destacado?

 

Questão 3 – A seção “Você vai precisar de” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Na passagem “Em seguida, retire as sobras do sabão.”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Em “O próximo passo é escolher uma cor para pintar a parte do sabão que está desenhada.”, o termo sublinhado:

(     ) assinala um destino.

(     ) aponta uma direção.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 6 – O texto orienta que “o excesso de tinta por cima dos desenhos” deve ser retirado:

(     ) com uma folha de papel.

(     ) com um palito de churrasco.

(     ) com um pedaço de sabão de coco.

 

Questão 7 – O ponto de exclamação foi usado, depois de “Seus carimbos estão prontos!”, para expressar em relação ao fato o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) espanto.

(     ) animação.

 

Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião:

(     ) “[…] teremos nas mãos um brinquedo bem legal!”

(     ) “[…] tomando cuidado para traçar linhas bem fundas.”

(     ) “[…] quando o desenho começar a ficar fraco […]”

 

Questão 9 – Na parte “Divirta-se!”, o texto faz:

(     ) um apelo.

(     ) um pedido.

(     ) um convite.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário