Atividade de história, indicada aos alunos do quinto ano e sexto ano do ensino fundamental, com questões sobre Nova vida dos libertos da escravidão no Brasil. BNCC 5º ano: EF05HI08 e EF05HI09. BNCC 6º ano: EF06HI08, EF06HI09 e EF06HI10.
Você pode fazer o download destas questões de história em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade com respostas.
Baixe este exercício de história em:
- Word: Atividade de história: Nova vida dos libertos da escravidão – 5º ou 6º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de história: Nova vida dos libertos da escravidão – 5º ou 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de história: Nova vida dos libertos da escravidão – 5º ou 6º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
NOVA VIDA DOS LIBERTOS DA ESCRAVIDÃO
Após a abolição da escravidão em 1888, os libertos enfrentaram uma série de desafios na tentativa de construir uma nova vida em liberdade. Sem acesso a terras, muitos ex-escravizados se viram obrigados a trabalhar nas mesmas fazendas onde antes eram escravos, agora como trabalhadores livres, mas ainda sob condições precárias e exploratórias. A falta de políticas públicas que garantissem a inclusão social e econômica dos libertos tornou o processo de integração à sociedade extremamente difícil.
A educação foi um dos maiores obstáculos para os ex-escravizados. Durante a escravidão, os negros eram proibidos de frequentar escolas e aprender a ler e escrever. Após a abolição, não havia escolas suficientes para atender à nova demanda, e a discriminação racial continuava a impedir que muitos libertos e seus descendentes tivessem acesso à educação de qualidade. Sem educação, as oportunidades de emprego e ascensão social eram limitadas, perpetuando um ciclo de pobreza.
Nas cidades, os libertos formaram comunidades em áreas periféricas, conhecidas como favelas. Esses assentamentos eram marcados por condições de vida precárias, com falta de saneamento básico, moradias inadequadas e pouca infraestrutura. Apesar disso, essas comunidades se tornaram espaços de resistência e preservação cultural, onde tradições africanas foram mantidas e adaptadas à nova realidade brasileira.
A luta por direitos civis e igualdade foi uma constante na vida dos libertos e seus descendentes. Movimentos negros começaram a se organizar para reivindicar melhores condições de vida, acesso à educação, trabalho digno e o fim da discriminação racial. Ao longo do século XX, essas lutas ganharam força e visibilidade, resultando em algumas conquistas importantes, embora a desigualdade racial ainda seja um problema significativo no Brasil.
O legado da escravidão deixou marcas profundas na sociedade brasileira. A abolição legal da escravidão não significou a inclusão imediata dos negros na sociedade de maneira justa e igualitária. Até os dias de hoje, a busca por igualdade e justiça continua, com movimentos sociais e políticas afirmativas tentando corrigir as injustiças do passado e promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Questões
Quais foram os desafios enfrentados pelos libertos após a abolição da escravidão?
R:
Por que a educação foi um grande obstáculo para os ex-escravizados?
R:
Como eram as condições de vida nas comunidades formadas pelos libertos nas cidades?
R:
Qual foi o papel das comunidades periféricas na vida dos libertos?
R:
5) Como os movimentos negros contribuíram para a luta dos libertos por direitos civis?
R:
6) Qual é o legado da escravidão na sociedade brasileira atual?
R:
Por Acessaber