Início Atividades Interpretação de texto: Erva-de-passarinho – 5º ano

Interpretação de texto: Erva-de-passarinho – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre a erva-de-passarinho. Existem cerca de 1.300 espécies da planta pelo mundo! Vamos conhecê-la melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05 e EF05LP07.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

Erva-de-passarinho

    A erva-de-passarinho é uma planta parasita que pertence a famílias como Loranthaceae e Santalaceae. Existem cerca de 1.300 espécies da planta pelo mundo, sendo mais comuns na América do Norte, especialmente nos Estados Unidos e Canadá.

    Nesses países, é comum encontrá-la durante as celebrações de Natal, pendurada nos batentes das portas. No Brasil, ocorrem aproximadamente 270 diferentes espécies dessa que é a planta “queridinha” de gaturamos e fim-fins.

    O nome erva-de-passarinho vem da forma como suas sementes são dispersas. Elas são carregadas por pássaros e depositadas nas árvores, onde formam um aglomerado grudento que se endurece em um cimento biológico rígido.

    “Algumas frutas têm uma polpa um pouco pegajosa que permanece aderida à semente, mesmo após ser digerida no papo das aves, como é o caso da erva-de-passarinho”, explica o biólogo Juan Espanha.

    Ainda segundo ele, a aderência pegajosa é uma estratégia delas para se fixarem nos galhos das árvores. Com essa estratégia, as plantas têm mais chances de sobreviver, pois conseguem germinar em galhos mais altos, próximos à copa da árvore.

    Quando germinam, as sementes desenvolvem raízes que penetram na casca da árvore hospedeira. As ervas-de-passarinho são hemiparasitas: produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, mas também absorvem água e nutrientes das plantas hospedeiras.

    Essa característica de parasitismo deu origem ao nome de uma das espécies mais conhecidas de erva-de-passarinho, o Phoradendron, que em grego significa “ladrão de árvores”.

Fernanda Machado. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.

Publicado em: 16 de julho de 2024. (Fragmento com adaptação). 

 

Questões 

Questão 1 – De acordo com o texto, “ocorrem aproximadamente 270 diferentes espécies” da erva-de-passarinho:

(     ) no Brasil.

(     ) no Canadá.

(     ) nos Estados Unidos.

 

Questão 2 – Em “O nome erva-de-passarinho vem da forma como suas sementes são dispersas.”, o termo destacado quer dizer:

(     ) “capturadas”.

(     ) “espalhadas”.

(     ) “encontradas”.

 

Questão 3 – No segmento “Elas são carregadas por pássaros e depositadas nas árvores, onde formam um aglomerado grudento […]”, o vocábulo “e” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 4 – Na parte “Com essa estratégia, as plantas têm mais chances de sobreviver […]”, a expressão sublinhada:

(     ) corrige uma informação.

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

 

Questão 5 – O trecho “Quando germinam, as sementes desenvolvem raízes que penetram na casca da árvore hospedeira.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – O texto esclarece que “as ervas-de-passarinho são hemiparasitas”. Por quê?

 

 

Questão 7 – Releia:

“Essa característica de parasitismo deu origem ao nome de uma das espécies mais conhecidas de erva-de-passarinho, o Phoradendron, que em grego significa ‘ladrão de árvores’.”

Nessa passagem, a autora do texto:

(     ) faz um alerta.

(     ) dá uma explicação.

(     ) expressa uma opinião.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário