Início Série5º ano Interpretação de texto: Parque do Caraça – 5º ano

Interpretação de texto: Parque do Caraça – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o Parque do Caraça. História e natureza em um só lugar! Vamos conhecer melhor o Caraça? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP04, EF05LP05 e EF05LP18.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

História e natureza em um só lugar!

    Você conhece o Parque do Caraça? Localizado a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte, cercado pela Serra do Caraça, o parque oferece diversas atrações ligadas à natureza, como caminhadas e banhos em piscinas naturais.

    Dizem que o nome Caraça surgiu por causa do formato da serra, que lembra o enorme rosto de um gigante deitado. No século 18, era retirado muito ouro das montanhas da Serra do Caraça. A existência desse precioso metal atraiu, na época, muitas pessoas para toda a região e se formaram vilas e cidades.

    Antigamente, a maioria das residências e das igrejas locais era feita de pau a pique: nesse tipo de construção, as paredes são feitas com paus colocados em pé, na vertical, e outros postos na horizontal. Amarrados com cipó, eles são cobertos com barro.

    O interesse que a Serra do Caraça despertou nas pessoas levou uma grande movimentação para a região. No século 19, mais precisamente em 1820, foi fundado o Colégio do Caraça. Ele funcionava como internato e só recebia alunos do sexo masculino.

    No colégio, foi construída uma igreja em estilo neogótico, diferente de todas as outras da região. Nela, há diversos vitrais – uma característica das igrejas neogóticas.

    Em 1968, um incêndio destruiu o colégio, que não voltou mais a funcionar. A igreja e seus vitrais, no entanto, estão lá para quem quiser visitar.

    No Parque do Caraça, há muitos bichos, como o lobo-guará. O curioso é que, à noite, ele vai para a porta da igreja e recebe comida das mãos do padre. No Caraça, existem três tipos de vegetação: cerrado, campo e mata atlântica. Existem inúmeras nascentes de água na região que abastecem vários rios.

    O Parque do Caraça, além de lindo, ajuda a entender a nossa história e, portanto, a nós mesmos. Então, vamos ajudar a preservá-lo.

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_171.pdf>.

(Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “Localizado a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte […]”, o texto refere-se:

 

 

Questão 2 – Identifique o trecho que contém uma opinião:

(     ) “[…] o parque oferece diversas atrações ligadas à natureza, como caminhadas […]”

(     ) “A existência desse precioso metal atraiu, na época, muitas pessoas para toda a região […]”

(     ) “O Parque do Caraça, além de lindo, ajuda a entender a nossa história […]”

 

Questão 3 – No fragmento “Antigamente, a maioria das residências e das igrejas locais era feita de pau a pique […]”, o vocábulo sublinhado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, um incêndio atingiu o colégio do Caraça:

(     ) no século 18.

(     ) em 1820.

(     ) em 1968.

 

Questão 5 – Na passagem “No Parque do Caraça, há muitos bichos, como o lobo-guará.”, o vocábulo “como” introduz:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 6 – Na frase “O curioso é que, à noite, ele vai para a porta da igreja e recebe comida das mãos do padre.”, o termo grifado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 7 – O segmento “Existem inúmeras nascentes de água na região […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 8 – Na parte “Então, vamos ajudar a preservá-lo.”, o texto:

(     ) dá uma ordem.

(     ) exprime um desejo.

(     ) busca conscientizar.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário