Início Série5º ano Interpretação de texto: Rita Lobato Velho – 5º ano

Interpretação de texto: Rita Lobato Velho – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre Rita Lobato Velho. À frente de seu tempo, seu sonho era se tornar médica, em uma época em que não existiam mulheres nas faculdades de medicina. Vamos conhecer a história dela? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05 e EF35LP06.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

PROF:                                                                                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

Rita Lobato Velho

    Em 07 de junho de 1866, nascia Rita Lobato Velho, na cidade de São Pedro do Rio Grande, no Rio Grande do Sul.  À frente de seu tempo, seu sonho era se tornar médica, em uma época em que não existiam mulheres nas faculdades de medicina. Ela foi a primeira. […]

    Seus pais, Francisco Lobato Lopes e Rita Carolina Velho Lopes, apoiavam o sonho da filha. Ainda adolescente, ela se matriculou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde o irmão cursava farmácia. Mas, tempos depois, transferiu-se para Salvador (BA), por se sentir incomodada com o tratamento que era dado ao irmão.

    Foi na Universidade Federal da Bahia, em 10 de dezembro de 1887, aos 21 anos, que ela se tornou a primeira médica brasileira e a segunda da América Latina, concluindo o curso de seis anos em apenas quatro. […]

    Por sua história de vida – a mãe morreu durante o parto de seu irmão mais novo – a médica focou sua carreira na obstetrícia. Ela chegou a prometer para a mãe no leito de morte que não deixaria nenhuma outra mulher morrer durante o parto. Na faculdade, defendeu a tese “Paralelo entre os métodos preconizados na cesariana”, considerada ousada para a época.

    Já formada, ela atendia mulheres de todas as classes sociais e frequentemente fornecia consultas e medicamentos sem nenhum custo. A médica se casou com Antônio Maria Amaro de Freitas, formado em direito, no Rio de Janeiro, em 1889, mudando seu nome para Rita Lobato Freitas. Juntos desde a época de escola, após concluírem a faculdade, eles voltaram para o Rio Grande do Sul, onde se casaram e viveram. O casal teve uma filha.    

    Rita tornou-se voz ativa na defesa dos direitos das mulheres, defendendo a importância da educação feminina e a igualdade de oportunidades. Envolvida com movimentos feministas, com foco na luta pelo direito de as mulheres votarem, o que ocorreu no Código Eleitoral de 1932. Também foi pioneira na política, em que se tornou a primeira mulher eleita vereadora em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, em 1934.

    A médica morreu quase aos 90 anos, em 1954, após exercer a medicina até os 76.  […]

Maria Dulce Miranda. Disponível em: <https://www.em.com.br/tecnologia/2024/06/6872876-quem-e-rita-lobato-velho-medica-homenageada-pelo-google.html>. (Com corte e adaptação). Publicado em: 07 de junho de 2024.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o gênero do texto acima:

(     ) resumo.

(     ) biografia.

(     ) reportagem.

 

Questão 2 – Em “À frente de seu tempo, seu sonho era se tornar médica […]”, o texto refere-se à:

 

 

Questão 3 – Sublinhe a seguir a parte que faz uma apresentação:

“Seus pais, Francisco Lobato Lopes e Rita Carolina Velho Lopes, apoiavam o sonho da filha.”

 

Questão 4 – De acordo com o texto, Rita Lobato Velho formou-se em Medicina:

(     ) na Bahia.

(     ) no Rio de Janeiro.

(     ) no Rio Grande do Sul.

 

Questão 5 – Segundo o texto, a médica Rita Lobato Velho “focou sua carreira na obstetrícia”. Informe o motivo:

 

 

Questão 6 – Em “Já formada, ela atendia mulheres de todas as classes sociais e frequentemente fornecia consultas e medicamentos sem nenhum custo.”, o vocábulo grifado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 7 – O texto revela que Rita foi pioneira também na política. Isso ocorreu em:

(     ) 1889.

(     ) 1932.

(     ) 1934.

 

Questão 8 – Na passagem “A médica morreu quase aos 90 anos, em 1954 […]”, o texto:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário