Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre uma fórmula de invisibilidade. Você pode fazer objetos de vidro desaparecerem! Como? Aprenda, lendo o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06 e EF35LP07.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Fórmula de invisibilidade – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Fórmula de invisibilidade – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Fórmula de invisibilidade – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Fórmula de invisibilidade
Quem nunca sonhou em ter o poder de ficar invisível? Bem, isso nós não garantimos aqui. Mas, acredite, você pode fazer objetos de vidro desaparecerem! Faça o teste e chame seus amigos para apresentar esse seu superpoder!
Você vai precisar de:
- um copo de vidro transparente;
- um objeto que caiba dentro do copo, como uma garrafinha vazia daquelas vendidas com molhos (tem de ser de vidro igual ao do copo!);
- glicerina (líquido vendido em farmácias).
Mãos à obra:
Coloque a garrafinha de vidro dentro do copo. Você pode enxergá-la perfeitamente através dele, certo? Agora, encha o copo de glicerina até cobrir a garrafinha e… Você não consegue mais enxergá-la! Onde ela foi parar?
O que aconteceu?
A garrafinha de vidro não foi a lugar algum, mas não conseguimos enxergar o seu contorno dentro do copo de vidro. Isso acontece porque a glicerina reflete a luz de forma muito parecida com a do vidro. Os raios de luz que atingem o vidro da garrafinha e a glicerina se misturam e nossos olhos não percebem a diferença! Divida com seus amigos essa fórmula da invisibilidade!
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 258.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_258.pdf>.
Questões
Questão 1 – Em “Faça o teste e chame seus amigos para apresentar esse seu superpoder!”, a que superpoder o texto se refere?
Questão 2 – A seção “Você vai precisar de:”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – O que, segundo o texto, “tem de ser de vidro igual ao do copo”?
Questão 4 – Na parte “[…] glicerina (líquido vendido em farmácias).”, os parênteses contêm:
( ) um exemplo.
( ) uma opinião.
( ) uma explicação.
Questão 5 – Na pergunta “Você pode enxergá-la perfeitamente através dele, certo?”, o termo grifado indica:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 6 – Na frase “A garrafinha de vidro não foi a lugar algum, mas não conseguimos enxergar o seu contorno dentro do copo de vidro.”, o vocábulo sublinhado inicia um fato, que:
( ) se soma a outro.
( ) se alterna com outro.
( ) se contrasta com outro.
Questão 7 – Releia:
“Os raios de luz que atingem o vidro da garrafinha e a glicerina se misturam e nossos olhos não percebem a diferença!”
Por que, de acordo com o texto, “os nossos olhos não percebem a diferença”?
Questão 8 – Na passagem “Divida com seus amigos essa fórmula da invisibilidade!”, o texto:
( ) faz um pedido.
( ) dá uma sugestão.
( ) expressa uma ordem.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.