Início Série5º ano Interpretação de texto: Fórmula de invisibilidade – 5º ano

Interpretação de texto: Fórmula de invisibilidade – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre uma fórmula de invisibilidade. Você pode fazer objetos de vidro desaparecerem! Como? Aprenda, lendo o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06 e EF35LP07.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Fórmula de invisibilidade

    Quem nunca sonhou em ter o poder de ficar invisível? Bem, isso nós não garantimos aqui. Mas, acredite, você pode fazer objetos de vidro desaparecerem! Faça o teste e chame seus amigos para apresentar esse seu superpoder!

Você vai precisar de:

  • um copo de vidro transparente;
  • um objeto que caiba dentro do copo, como uma garrafinha vazia daquelas vendidas com molhos (tem de ser de vidro igual ao do copo!);
  • glicerina (líquido vendido em farmácias).

 Mãos à obra:

    Coloque a garrafinha de vidro dentro do copo. Você pode enxergá-la perfeitamente através dele, certo? Agora, encha o copo de glicerina até cobrir a garrafinha e… Você não consegue mais enxergá-la! Onde ela foi parar?

O que aconteceu?

    A garrafinha de vidro não foi a lugar algum, mas não conseguimos enxergar o seu contorno dentro do copo de vidro. Isso acontece porque a glicerina reflete a luz de forma muito parecida com a do vidro. Os raios de luz que atingem o vidro da garrafinha e a glicerina se misturam e nossos olhos não percebem a diferença! Divida com seus amigos essa fórmula da invisibilidade!

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 258.

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_258.pdf>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Faça o teste e chame seus amigos para apresentar esse seu superpoder!”, a que superpoder o texto se refere?

 

 

Questão 2 – A seção “Você vai precisar de:”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 3 – O que, segundo o texto, “tem de ser de vidro igual ao do copo”?

 

 

Questão 4 – Na parte “[…] glicerina (líquido vendido em farmácias).”, os parênteses contêm:

(     ) um exemplo.

(     ) uma opinião.

(     ) uma explicação.

 

Questão 5 – Na pergunta “Você pode enxergá-la perfeitamente através dele, certo?”, o termo grifado indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 6 – Na frase “A garrafinha de vidro não foi a lugar algum, mas não conseguimos enxergar o seu contorno dentro do copo de vidro.”, o vocábulo sublinhado inicia um fato, que:

(     ) se soma a outro.

(     ) se alterna com outro.

(     ) se contrasta com outro.

 

Questão 7 – Releia:

“Os raios de luz que atingem o vidro da garrafinha e a glicerina se misturam e nossos olhos não percebem a diferença!”

 Por que, de acordo com o texto, “os nossos olhos não percebem a diferença”?

 

Questão 8 – Na passagem “Divida com seus amigos essa fórmula da invisibilidade!”, o texto:

(     ) faz um pedido.

(     ) dá uma sugestão.

(     ) expressa uma ordem.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário