Início Série5º ano Interpretação de texto: O cisne e o trompete – 5º ano

Interpretação de texto: O cisne e o trompete – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre O cisne e o trompete. Vamos ler o texto que nos apresenta esse clássico da literatura infantil? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP06, EF05LP07 e EF05LP08.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“O cisne e o trompete”

Um clássico da literatura infantil que atravessou gerações, do mesmo autor de a “Teia de Charlotte” e “Stuart Little”

    Louis é um cisne da espécie trombeteiro, mas diferente de sua família, nasceu mudo. Com dificuldade para se comunicar, ele não consegue declarar seu amor à linda e doce cisne Serena, por quem é apaixonado.

    Preocupado, o pai de Louis rouba um trompete, acreditando que, por meio da música, talvez o filho consiga enfim se expressar. E, com a ajuda do trompete e de seu amigo Sam Beaver, um mundo de novas aventuras e desafios se abre para Louis.

    Do mesmo autor de “A teia de Charlotte” e “Stuart Little”, “O cisne e o trompete” é uma adorável e sensível narrativa que une as ilustrações de Fred Marcellino ao texto de um dos autores mais importantes da literatura infantil, E. B. White, para contar uma história sobre superação e o poder da música.

Disponível em: <https://www.amazon.com.br/cisne-trompete-B-White-ebook/dp/B0CXTR6DS5>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Um clássico da literatura infantil que atravessou gerações […]”

O texto refere-se ao clássico:

(     ) “Stuart Little”.

(     ) “A teia de Charlotte”.

(     ) “O cisne e o trompete”.

 

Questão 2 – Quem escreveu o clássico assinalado acima?

 

 

Questão 3 – Identifique o trecho que apresenta o protagonista do livro:

 

 

Questão 4 – Segundo o texto, o cisne Louis “não consegue declarar seu amor à linda e doce cisne Serena, por quem é apaixonado”. Por que ele não consegue?

 

 

Questão 5 – Observe:

“Preocupado, o pai de Louis rouba um trompete, acreditando que, por meio da música, talvez o filho consiga enfim se expressar.”

Essa passagem é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – Analise:

“[…] um mundo de novas aventuras e desafios se abre para Louis.”

Nesse segmento, há um termo que assinala a ideia de soma. Informe-o:

 

Questão 7 – Em “[…] ‘O cisne e o trompete’ é uma adorável e sensível narrativa […]”, o texto:

(     ) conta o clímax da história do livro.

(     ) revela o desfecho da história do livro.

(     ) expõe uma opinião sobre a história do livro.

 

Questão 8 – No fragmento “[…] para contar uma história sobre superação e o poder da música.”, o vocábulo “para”:

(     ) indica um destino.

(     ) aponta uma direção.

(     ) introduz uma finalidade.

 

Questão 9 – Pode-se concluir que o texto lido é do gênero:

(     ) notícia.

(     ) resumo.

(     ) resenha.

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário