Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre O cisne e o trompete. Vamos ler o texto que nos apresenta esse clássico da literatura infantil? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP06, EF05LP07 e EF05LP08.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: O cisne e o trompete – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O cisne e o trompete – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O cisne e o trompete – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“O cisne e o trompete”
Um clássico da literatura infantil que atravessou gerações, do mesmo autor de a “Teia de Charlotte” e “Stuart Little”
Louis é um cisne da espécie trombeteiro, mas diferente de sua família, nasceu mudo. Com dificuldade para se comunicar, ele não consegue declarar seu amor à linda e doce cisne Serena, por quem é apaixonado.
Preocupado, o pai de Louis rouba um trompete, acreditando que, por meio da música, talvez o filho consiga enfim se expressar. E, com a ajuda do trompete e de seu amigo Sam Beaver, um mundo de novas aventuras e desafios se abre para Louis.
Do mesmo autor de “A teia de Charlotte” e “Stuart Little”, “O cisne e o trompete” é uma adorável e sensível narrativa que une as ilustrações de Fred Marcellino ao texto de um dos autores mais importantes da literatura infantil, E. B. White, para contar uma história sobre superação e o poder da música.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/cisne-trompete-B-White-ebook/dp/B0CXTR6DS5>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Um clássico da literatura infantil que atravessou gerações […]”
O texto refere-se ao clássico:
( ) “Stuart Little”.
( ) “A teia de Charlotte”.
( ) “O cisne e o trompete”.
Questão 2 – Quem escreveu o clássico assinalado acima?
Questão 3 – Identifique o trecho que apresenta o protagonista do livro:
Questão 4 – Segundo o texto, o cisne Louis “não consegue declarar seu amor à linda e doce cisne Serena, por quem é apaixonado”. Por que ele não consegue?
Questão 5 – Observe:
“Preocupado, o pai de Louis rouba um trompete, acreditando que, por meio da música, talvez o filho consiga enfim se expressar.”
Essa passagem é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 6 – Analise:
“[…] um mundo de novas aventuras e desafios se abre para Louis.”
Nesse segmento, há um termo que assinala a ideia de soma. Informe-o:
Questão 7 – Em “[…] ‘O cisne e o trompete’ é uma adorável e sensível narrativa […]”, o texto:
( ) conta o clímax da história do livro.
( ) revela o desfecho da história do livro.
( ) expõe uma opinião sobre a história do livro.
Questão 8 – No fragmento “[…] para contar uma história sobre superação e o poder da música.”, o vocábulo “para”:
( ) indica um destino.
( ) aponta uma direção.
( ) introduz uma finalidade.
Questão 9 – Pode-se concluir que o texto lido é do gênero:
( ) notícia.
( ) resumo.
( ) resenha.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.