Início Série5º ano Interpretação de texto: Um parente do tucano – 5º ano

Interpretação de texto: Um parente do tucano – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um parente do tucano. Ele é pequenino, se comparado a outros membros da família, e não é muito conhecido. Que parente será esse, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano:  EF05LP02, EF05LP04, EF05LP06 e EF05LP10.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Conheça o araçari-de-pescoço-vermelho

Esse parente do tucano está ameaçado

    Ele é pequenino, se comparado a outros membros da família, e não é muito conhecido. Mas, por apresentar bico muito longo e peculiar, logo se percebe que é parente dos tucanos. O araçari-de-pescoço-vermelho é uma ave colorida e que foi batizada assim por causa da cor que predomina no seu pescoço e na sua nuca.

    Apesar de seu nome fazer referência ao pescoço, talvez seja o bico a parte mais curiosa dessa ave. Além de colorido, ele é muito grande em relação ao corpo do animal. Mas existem motivos para esse exagero: o bico serve para amedrontar aqueles que pretendem o atacar e para atrair os araçaris do sexo oposto. É, portanto, sua defesa e seu charme!

    Ao contrário de seus parentes tucanos, que se alimentam tanto de pequenos animais quanto de frutos, o araçari é mais vegetariano.

    Como outros tucanos, o araçari produz um ruído característico ao voar que é gerado pelas penas externas das asas. Assim, quem conhece sabe que eles estão por perto só por ouvir.

    Essa ave vive em grandes grupos e dorme em conjunto nos ocos de árvores. Muitas vezes, são tantos araçaris querendo se abrigar no mesmo lugar, que acabam sobrando alguns do lado de fora. E aí o jeito é procurar outro lugar.

    O araçari tem alguns inimigos naturais, como macacos e gaviões, mas a sua pior ameaça é a destruição das florestas onde vivem. Esses lugares estão sendo substituídos por cidades e plantações, tornando difícil a vida do araçari, que não encontra lugar para se alimentar, nem para se reproduzir.

    Portanto, para que o araçari-de-pescoço-vermelho não desapareça, a saída é preservar a natureza.

“O Tempinho”. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/otempinho/meio-ambiente/conheca-o-aracari-de-pescoco-vermelho-1.981070>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Ele é pequenino, se comparado a outros membros da família, e não é muito conhecido.”, o texto refere-se ao:

 

 

Questão 2 – De acordo com o texto, percebe-se logo que o araçari-de-pescoço-vermelho é parente dos tucanos, por causa:

(     ) do bico.

(     ) da nuca.

(     ) do pescoço.

 

Questão 3 – O trecho “Além de colorido, ele é muito grande em relação ao corpo do animal.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – O texto revela as finalidades do bico grande do tucano. Identifique-as:

 

 

Questão 5 – Na parte “Como outros tucanos, o araçari produz um ruído característico ao voar que é gerado pelas penas externas das asas.”, o vocábulo destacado:

(     ) introduz um exemplo. 

(     ) inicia uma comparação.

(     ) aponta uma conformidade.

 

Questão 6 – Grife a seguir o fato que é a consequência de outro:

“Muitas vezes, são tantos araçaris querendo se abrigar no mesmo lugar, que acabam sobrando alguns do lado de fora.”

 

Questão 7 – Segundo o texto, qual é a principal ameaça à vida do araçari-de-pescoço-vermelho?

(     ) um inimigo natural, como o gavião.

(     ) um inimigo natural, como o macaco.

(     ) a destruição da floresta em que ele vive.

 

Questão 8 – No fragmento “Portanto, para que o araçari-de-pescoço-vermelho não desapareça, a saída é preservar a natureza.”, o texto:

(     ) dá uma sugestão.

(     ) busca conscientizar.

(     ) apresenta uma hipótese.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário