Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Cavalo de Guerra. Vamos ler o texto que nos apresenta esse filme? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP06 e EF35LP07.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Cavalo de Guerra – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Cavalo de Guerra – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Cavalo de Guerra – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Cavalo de Guerra”
Ted Narracot (Peter Mullan) é um camponês destemido e ex-herói de guerra. Com problemas de saúde e bebedeiras, batalha com a esposa Rose (Emily Watson) e o filho Albert (Jeremy Irvine) para sobreviver em uma fazenda alugada, propriedade de um milionário sem escrúpulos (David Tewlis).
Cansado da arrogância do senhorio, decide enfrentá-lo em um leilão e acaba comprando um cavalo inadequado para os serviços de aragem nas suas terras. O que ele não sabe é que seu filho estabelecerá com o animal uma conexão jamais imaginada.
Batizado de Joey pelo jovem, os dois começam seus treinamentos e desenvolvem aptidões, mas a 1ª Guerra Mundial chega e a cavalaria britânica o leva embora, sem que Albert possa se alistar por não ter idade suficiente.
Já nos campos de batalha e durante anos, Joey mostra toda a sua força e determinação, passando por diversas situações de perigo e donos diferentes, mas o destino reserva para ele um final surpreendente.
Disponível em: <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-176676/>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é sobre:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) um desenho animado.
Questão 2 – Releia:
“[…] é um camponês destemido e ex-herói de guerra.”
Nessa passagem, o texto:
( ) expõe uma opinião.
( ) faz uma apresentação.
( ) desenvolve uma conclusão.
Questão 3 – Segundo o texto, quem decide enfrentar o senhorio “em um leilão e acaba comprando um cavalo inadequado”?
( ) Rose.
( ) Albert.
( ) Ted Narracot.
Questão 4 – Observe:
“O que ele não sabe é que seu filho estabelecerá com o animal uma conexão jamais imaginada.”
Cite um vocábulo com o mesmo sentido do que foi grifado nesse segmento:
Questão 5 – Em “Batizado de Joey pelo jovem, os dois começam seus treinamentos e desenvolvem aptidões […]”, o termo sublinhado assinala a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 6 – O texto revela que a história se complica quando “a 1ª Guerra Mundial chega e a cavalaria britânica leva embora”:
Questão 7 – Analise:
“[…] sem que Albert possa se alistar por não ter idade suficiente.”
A palavra destacada estabelece a relação de:
( ) causa.
( ) tempo.
( ) finalidade.
Questão 8 – O trecho “Já nos campos de batalha e durante anos, Joey mostra toda a sua força e determinação, passando por diversas situações de perigo e donos diferentes […]”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.