Início Série5º ano Interpretação de texto: Cavalo de Guerra – 5º ano

Interpretação de texto: Cavalo de Guerra – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Cavalo de Guerra. Vamos ler o texto que nos apresenta esse filme? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP06 e EF35LP07.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Cavalo de Guerra”

    Ted Narracot (Peter Mullan) é um camponês destemido e ex-herói de guerra. Com problemas de saúde e bebedeiras, batalha com a esposa Rose (Emily Watson) e o filho Albert (Jeremy Irvine) para sobreviver em uma fazenda alugada, propriedade de um milionário sem escrúpulos (David Tewlis).

    Cansado da arrogância do senhorio, decide enfrentá-lo em um leilão e acaba comprando um cavalo inadequado para os serviços de aragem nas suas terras. O que ele não sabe é que seu filho estabelecerá com o animal uma conexão jamais imaginada.

    Batizado de Joey pelo jovem, os dois começam seus treinamentos e desenvolvem aptidões, mas a 1ª Guerra Mundial chega e a cavalaria britânica o leva embora, sem que Albert possa se alistar por não ter idade suficiente.

    Já nos campos de batalha e durante anos, Joey mostra toda a sua força e determinação, passando por diversas situações de perigo e donos diferentes, mas o destino reserva para ele um final surpreendente.

Disponível em: <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-176676/>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é sobre:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) um desenho animado.

 

Questão 2 – Releia:

“[…] é um camponês destemido e ex-herói de guerra.”

Nessa passagem, o texto:

(     ) expõe uma opinião.

(     ) faz uma apresentação.

(     ) desenvolve uma conclusão.

 

Questão 3 – Segundo o texto, quem decide enfrentar o senhorio “em um leilão e acaba comprando um cavalo inadequado”?

(     ) Rose.

(     ) Albert.

(     ) Ted Narracot.

 

Questão 4 – Observe:

“O que ele não sabe é que seu filho estabelecerá com o animal uma conexão jamais imaginada.”

Cite um vocábulo com o mesmo sentido do que foi grifado nesse segmento:

 

Questão 5 – Em “Batizado de Joey pelo jovem, os dois começam seus treinamentos e desenvolvem aptidões […]”, o termo sublinhado assinala a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 6 – O texto revela que a história se complica quando “a 1ª Guerra Mundial chega e a cavalaria britânica leva embora”:

 

 

Questão 7 – Analise:

“[…] sem que Albert possa se alistar por não ter idade suficiente.”

A palavra destacada estabelece a relação de:

(     ) causa.

(     ) tempo.

(     ) finalidade.

 

Questão 8 – O trecho “Já nos campos de batalha e durante anos, Joey mostra toda a sua força e determinação, passando por diversas situações de perigo e donos diferentes […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário