Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre jabuticabas. Trata-se de um texto muito reflexivo! Portanto, leia-o! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP03, EF35LP08, EF35LP13 e EF35LP14.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Jabuticabas – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Jabuticabas – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Jabuticabas – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Jabuticabas
Um senhor de idade avançada estava cuidando da planta com todo o carinho, quando um jovem se aproximou dele e perguntou:
– Que planta é esta de que o senhor está cuidando?
– É uma jabuticabeira – respondeu o senhor.
– E ela demora quanto tempo para dar frutos?
– Pelo menos uns quinze anos – informou o senhor.
– E o senhor espera viver tanto tempo assim? – indagou irônico o rapaz.
– Não, não creio que viva mais tanto tempo, pois já estou no fim da minha jornada. – disse o ancião.
– Então, que vantagem você leva com isso, meu velho?
– Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas, se todos pensassem como você…
Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/2008-12-13/jabuticabas.htm>.
Questões
Questão 1 – Identifique o objetivo do texto acima:
( ) fazer refletir.
( ) dar uma notícia.
( ) debater um assunto.
Questão 2 – Releia:
“Um senhor de idade avançada estava cuidando da planta com todo o carinho, quando um jovem se aproximou dele e perguntou […]”
Esse fragmento:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – Em “– Que planta é esta de que o senhor está cuidando?”, o travessão:
( ) introduz a fala do jovem.
( ) marca o começo da fala do jovem.
( ) assinala uma pausa na fala do jovem.
Questão 4 – Na parte “– E ela demora quanto tempo para dar frutos?”, o termo “ela” refere-se à:
Questão 5 – Na frase “– Pelo menos uns quinze anos […]”, o senhor informa:
( ) o tempo mínimo.
( ) o tempo máximo.
( ) o tempo aproximado.
Questão 6 – No trecho “[…] pois já estou no fim da minha jornada.”, a palavra grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – No segmento “– Então, que vantagem você leva com isso, meu velho?”, o vocábulo destacado foi usado para:
( ) corrigir.
( ) retomar.
( ) complementar.
Questão 8 – Observe:
“[…] ninguém colheria jabuticabas, se todos pensassem como você…”
Quem expressa esse pensamento?
( ) o rapaz.
( ) o senhor.
( ) o narrador.
Questão 9 – Pode-se caracterizar o senhor da história como alguém:
( ) indiferente às próximas gerações.
( ) desiludido com as próximas gerações.
( ) consciente com as próximas gerações.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.