Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o primata mais ameaçado da Amazônia. Que primata será esse, hein? Informe-se, lendo o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O primata mais ameaçado da Amazônia – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O primata mais ameaçado da Amazônia – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O primata mais ameaçado da Amazônia – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Cuxiú-preto: conheça o primata mais ameaçado da Amazônia
Endêmico do Brasil, animal está criticamente ameaçado por fatores como destruição do seu habitat e caça ilegal.
O cuxiú-preto é uma espécie de primata endêmica do Brasil. O animal pode ser identificado por seu “cabelo preto espesso e sua barba característica”, bem como pela cauda similar à de uma raposa.
A espécie nativa do extremo leste da Amazônia brasileira está criticamente ameaçada de extinção, pois “está na área que é considerada a borda do arco de desmatamento na Amazônia oriental”, explica o biólogo Fabiano de Melo.
Na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a conservação da Natureza (IUCN), o cuxiú-preto está avaliado como Vulnerável (VU).
Ele está restrito a uma região relativamente pequena do Rio Tocantins, no leste do Pará, até ao redor do Rio Grajaú, no Maranhão. Considerado o primata mais ameaçado da Amazônia, já está extinto localmente em uma grande parte de sua distribuição original.
Nas últimas décadas, a urbanização trouxe a destruição e degradação do seu habitat. Além disso, a caça que visa à carne e cauda do animal é outra ameaça à sobrevivência do cuxiú.
A espécie passa a maior parte do tempo procurando frutas e sementes, além de insetos. Usa os dentes caninos para quebrar cascas duras de frutas e nozes e ingerir as sementes dos frutos.
“O cuxiú-preto é um animal granívoro, alimenta-se de frutos, mas principalmente de sementes. Inclusive a mandíbula dessas espécies de pitecídeos é a mais forte dos primatas, sendo uma musculatura muito especializada para morder frutos duros”, explica Fabiano de Melo.
Apesar de ser um predador de sementes, o primata pode realizar a polinização, pois acaba dispersando sementes por meio de suas fezes ou jogando-as no solo.
O cuxiú-preto é um animal sociável, sendo visto frequentemente brincando uns com os outros, até mesmo com macacos de outras espécies. O biólogo Fabiano Melo conta que os primatas costumam andar em grandes grupos, com 40 a 50 animais.
Kauan Panontin. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Em “O animal pode ser identificado por seu “cabelo preto espesso e sua barba característica’ […]”, o texto refere-se:
Questão 2 – Na passagem “[…] cauda similar à de uma raposa.”, o texto:
( ) levanta uma hipótese.
( ) expressa uma opinião.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 3 – No segmento “Considerado o primata mais ameaçado da Amazônia, já está extinto localmente em uma grande parte de sua distribuição original.”, o termo destacado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Identifique os fatores que, segundo o texto, ameaçam a vida do cuxiú-preto:
Questão 5 – O texto revela que o cuxiú-preto se alimenta especialmente de:
( ) frutas.
( ) insetos.
( ) sementes.
Questão 6 – Na parte “Usa os dentes caninos para quebrar cascas duras de frutas e nozes e ingerir as sementes dos frutos.”, o vocábulo grifado assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 7 – De acordo com o texto, o cuxiú-preto “pode realizar a polinização”. Por quê?
Questão 8 – O trecho “O cuxiú-preto é um animal sociável […]”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.