Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O rei das palavras. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O rei das palavras – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O rei das palavras – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O rei das palavras – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“O rei das palavras”
Será que você conhece bem as palavras? Sabe empregar direito cada uma delas? É exatamente isso que Cabeção, um menino muito inteligente e imaginativo, vai tentar descobrir nessa divertida história.
Como é muito inteligente, a turma do colégio sempre o considerou um chato, mas o garoto vai aprender com as palavras a ser mais popular, além de descobrir o amor ao conhecer sua nova vizinha, Julinha.
E você ainda vai ser divertir muito com Serra Pelada, uma orientadora escolar bem diferente, e com os pais do menino, duas figuras muito esquisitas e engraçadas.
Autora do livro: Cecília Vasconcellos.
Ilustrador do livro: Maurizio Manzo.
Marcelo Garcia. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 164.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_164.pdf>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um resumo.
( ) uma notícia.
( ) uma resenha.
Questão 2 – Quem escreveu o texto lido?
( ) Marcelo Garcia.
( ) Maurizio Manzo.
( ) Cecília Vasconcellos.
Questão 3 – Em “Sabe empregar direito cada uma delas?”, o autor dirige-se diretamente ao leitor. Nessa pergunta, a expressão sublinhada refere-se às:
Questão 4 – Grife, neste segmento, a parte que apresenta o protagonista do livro:
“É exatamente isso que Cabeção, um menino muito inteligente e imaginativo, vai tentar descobrir nessa divertida história.”
Questão 5 – No segmento acima, um adjetivo exprime uma opinião. Identifique-o:
( ) “inteligente”.
( ) “imaginativo”.
( ) “divertida”.
Questão 6 – Na passagem “Como é muito inteligente, a turma do colégio sempre o considerou um chato […]”, o termo “Como”:
( ) introduz uma causa.
( ) inicia uma exemplificação.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 7 – Observe:
“[…] o garoto vai aprender com as palavras a ser mais popular, além de descobrir o amor ao conhecer sua nova vizinha, Julinha.”
Esse fragmento é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 8 – O trecho “E você ainda vai ser divertir muito com Serra Pelada […]” funciona como:
( ) um pedido.
( ) um convite.
( ) uma orientação.
Questão 9 – Em “[…] os pais do menino, duas figuras muito esquisitas e engraçadas.”, o vocábulo destacado expressa a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.