Início Série5º ano Interpretação de texto: Como funciona o apito – 5º ano

Interpretação de texto: Como funciona o apito – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o apito. Vamos entender como funciona esse instrumento de sopro? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Como funciona o apito?

    Para iniciar e encerrar o jogo, marcar falta, impedimento, pênalti, substituição e outras situações típicas de uma partida de futebol, o árbitro utiliza o apito. Aliás, árbitros de quase todos os demais esportes também se valem desse discreto instrumento de sopro para sinalizar o que for preciso. Agora, pare e responda sinceramente: você diria que existe ciência no funcionamento de um simples apito?

    Claro que sim! Para começar, devemos saber que o som nada mais é do que vibrações do ar, que se propagam até os nossos ouvidos. No caso do apito, essas vibrações são produzidas de forma semelhante à de instrumentos musicais como a flauta doce: um fluxo de ar – o nosso sopro – incide sobre uma lâmina, fazendo-a vibrar. O interessante é que o som produzido é amplificado em uma espécie de caixinha, chamada câmara, que existe no apito. Quanto maior a chamada câmara, mais grave (“grosso”) será o som emitido ao soprarmos. E quanto menor a câmara, mais agudo (“fino”) o som será. Para completar, muitos apitos têm uma bolinha dentro da câmara, que aumenta as vibrações do ar e ajuda a tornar o som mais intenso. Além disso, ela altera o som de tal forma que o impede de ser contínuo e, digamos, mais monótono.

    Quem apita pode controlar a duração e a intensidade, isto é, o volume do som que será produzido. Normalmente, quanto mais forte for o sopro, mais alto será o som produzido. Hoje em dia, a maioria dos apitos é feita de metal, como o cobre, mas, no passado, os apitos eram feitos de madeira, sendo que muitos povos da Antiguidade usavam apitos de barro. Alguns deles eram parecidos com flautas, pois tinham furinhos que permitiam tocar diferentes notas. Não é curioso?

Luciano Sebastião. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 169.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_169.pdf>.

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“[…] árbitros de quase todos os demais esportes também se valem desse discreto instrumento de sopro para sinalizar o que for preciso. “

A que instrumento de sopro o texto se refere?

 

Questão 2 – Na passagem “[…] devemos saber que o som nada mais é do que vibrações do ar, que se propagam até os nossos ouvidos.”, o texto:

(     ) alerta.

(     ) explica.

(     ) exemplifica.

 

Questão 3 – Há uma comparação no fragmento:

(     ) “[…] ela altera o som de tal forma que o impede de ser contínuo […]”

(     ) “Quem apita pode controlar a duração e a intensidade […]”

(     ) “Alguns deles eram parecidos com flautas […]”

 

Questão 4 – Observe:

 “O interessante é que o som produzido é amplificado em uma espécie de caixinha, chamada câmara, que existe no apito.”

Nesse trecho, há um vocábulo que exprime uma opinião. Identifique-o:

 

Questão 5 – Na parte “[…] muitos apitos têm uma bolinha dentro da câmara, que aumenta as vibrações do ar e ajuda a tornar o som mais intenso.”, o termo grifado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 6 – Em “Normalmente, quanto mais forte for o sopro, mais alto será o som produzido.”, o texto estabelece a relação de:

(     ) proporção.

(     ) conclusão.

(     ) consequência.

 

Questão 7 – O texto revela que, nos dias atuais, a maior parte dos apitos é feita com:

(     ) barro.

(     ) madeira.

(     ) metal, como o cobre.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário