Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o apito. Vamos entender como funciona esse instrumento de sopro? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.
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Como funciona o apito?
Para iniciar e encerrar o jogo, marcar falta, impedimento, pênalti, substituição e outras situações típicas de uma partida de futebol, o árbitro utiliza o apito. Aliás, árbitros de quase todos os demais esportes também se valem desse discreto instrumento de sopro para sinalizar o que for preciso. Agora, pare e responda sinceramente: você diria que existe ciência no funcionamento de um simples apito?
Claro que sim! Para começar, devemos saber que o som nada mais é do que vibrações do ar, que se propagam até os nossos ouvidos. No caso do apito, essas vibrações são produzidas de forma semelhante à de instrumentos musicais como a flauta doce: um fluxo de ar – o nosso sopro – incide sobre uma lâmina, fazendo-a vibrar. O interessante é que o som produzido é amplificado em uma espécie de caixinha, chamada câmara, que existe no apito. Quanto maior a chamada câmara, mais grave (“grosso”) será o som emitido ao soprarmos. E quanto menor a câmara, mais agudo (“fino”) o som será. Para completar, muitos apitos têm uma bolinha dentro da câmara, que aumenta as vibrações do ar e ajuda a tornar o som mais intenso. Além disso, ela altera o som de tal forma que o impede de ser contínuo e, digamos, mais monótono.
Quem apita pode controlar a duração e a intensidade, isto é, o volume do som que será produzido. Normalmente, quanto mais forte for o sopro, mais alto será o som produzido. Hoje em dia, a maioria dos apitos é feita de metal, como o cobre, mas, no passado, os apitos eram feitos de madeira, sendo que muitos povos da Antiguidade usavam apitos de barro. Alguns deles eram parecidos com flautas, pois tinham furinhos que permitiam tocar diferentes notas. Não é curioso?
Luciano Sebastião. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 169.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_169.pdf>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“[…] árbitros de quase todos os demais esportes também se valem desse discreto instrumento de sopro para sinalizar o que for preciso. “
A que instrumento de sopro o texto se refere?
Questão 2 – Na passagem “[…] devemos saber que o som nada mais é do que vibrações do ar, que se propagam até os nossos ouvidos.”, o texto:
( ) alerta.
( ) explica.
( ) exemplifica.
Questão 3 – Há uma comparação no fragmento:
( ) “[…] ela altera o som de tal forma que o impede de ser contínuo […]”
( ) “Quem apita pode controlar a duração e a intensidade […]”
( ) “Alguns deles eram parecidos com flautas […]”
Questão 4 – Observe:
“O interessante é que o som produzido é amplificado em uma espécie de caixinha, chamada câmara, que existe no apito.”
Nesse trecho, há um vocábulo que exprime uma opinião. Identifique-o:
Questão 5 – Na parte “[…] muitos apitos têm uma bolinha dentro da câmara, que aumenta as vibrações do ar e ajuda a tornar o som mais intenso.”, o termo grifado indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 6 – Em “Normalmente, quanto mais forte for o sopro, mais alto será o som produzido.”, o texto estabelece a relação de:
( ) proporção.
( ) conclusão.
( ) consequência.
Questão 7 – O texto revela que, nos dias atuais, a maior parte dos apitos é feita com:
( ) barro.
( ) madeira.
( ) metal, como o cobre.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.