Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Você não vai acreditar no que eu vi! Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP02, EF05LP05, EF05LP10 e EF05LP12.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Você não vai acreditar no que eu vi – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Você não vai acreditar no que eu vi – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Você não vai acreditar no que eu vi – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Você não vai acreditar no que eu vi!”
Uma criatura enorme, de orelhas gigantes, cauda cheia de espinhos e olhos assustadores está bem pertinho da casa de dois irmãos. E agora?!
Muito aflito, o irmão mais velho corre para contar ao irmão mais novo: ele acaba de ver uma criatura apavorante! O que fazer? Como eles vão se defender? Preocupado, o mais novo vai para o quarto sem dizer uma palavra.
Neste livro divertidíssimo de Fran Matsumoto, o menino mais velho quer assustar o irmão, mas quem acaba levando o susto é ele mesmo. Quer saber como? Por agora, só posso falar que o mais novo tem um segredo muito bem guardado que está prestes a ser descoberto.
A autora de Minúscula (finalista do Prêmio Jabuti 2023 e da Mostra de Ilustradores da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha 2024) explora com perspicácia e humor a relação – ora conflituosa, ora cheia de afeto – entre irmãos em um contexto de dar medo. Um quarto escuro, uma sombra, um barulho: o desconhecido assusta. Mas você já parou para pensar que, muitas vezes, quem assusta também se assusta?
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786556540856/voce-nao-vai-acreditar-no-que-eu-vi>.
Questões
Questão 1 – “Você não vai acreditar no que eu vi!” é o nome de:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) um programa televisivo.
Questão 2 – Observe:
“Uma criatura enorme, de orelhas gigantes, cauda cheia de espinhos e olhos assustadores […]”
Esse trecho:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 3 – Na história, o irmão mais novo “vai para o quarto sem dizer uma palavra”, pois:
( ) acaba de ver uma criatura assustadora.
( ) está preocupado com o que o irmão mais velho contou.
( ) acredita que seu irmão mais velho quer lhe dar um susto.
Questão 4 – Em “Quer saber como?”, o vocábulo “como”:
( ) indica modo.
( ) aponta uma causa.
( ) expressa uma comparação.
Questão 5 – O título de outro livro da autora Fran Matsumoto aparece destacado no texto com o itálico. Esse destaque poderia ser feito também com:
( ) aspas.
( ) colchetes.
( ) travessões.
Questão 6 – Os parênteses contêm no texto:
( ) uma correção.
( ) uma conclusão.
( ) uma explicação.
Questão 7 – Na passagem “[…] explora com perspicácia e humor […]”, o termo grifado assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 8 – Releia:
“[…] ora conflituosa, ora cheia de afeto […]”
O texto refere-se à:
Questão 9 – Identifique o segmento que contém uma opinião:
( ) “Neste livro divertidíssimo de Fran Matsumoto […]”
( ) “[…] quem acaba levando o susto é ele mesmo.”
( ) “[…] o mais novo tem um segredo muito bem guardado […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.