Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre acentuação de vocábulos oxítonos. Vamos analisá-los no texto Floresta cultural? Para tanto, responda às questões propostas!
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Leia:
Floresta cultural
A floresta amazônica também pode ser considerada uma construção histórica. Vegetais que hoje marcam forte presença na nossa alimentação, como a castanha-do-pará e o açaí, podem ser encontrados em diferentes pontos da floresta. Isso revela que os índios, lá no passado, já manejavam suas sementes.
Vários estudos estão sendo feitos em florestas, que mostram os efeitos de povos antigos nessas plantas do presente. A cultura das pessoas também influencia na diversidade da floresta e, até mesmo, dos quintais.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 272.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_272.pdf>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – A passagem “A floresta amazônica também pode ser considerada uma construção histórica.” apresenta um vocábulo oxítono acentuado. Identifique-o:
( ) “amazônica”.
( ) “também”.
( ) “histórica”.
Questão 2 – Por que o vocábulo oxítono identificado acima é acentuado?
Questão 3 – Aponte o trecho que contém um vocábulo oxítono acentuado:
( ) “[…] hoje marcam forte presença na nossa alimentação, como a castanha-do-pará […]”
( ) “Isso revela que os índios, lá no passado, já manejavam suas sementes.”
( ) “Vários estudos estão sendo feitos em florestas […]”
Questão 4 – Acentua-se o vocábulo “açaí” porque ele:
( ) é paroxítono terminado em ditongo.
( ) é oxítono terminado em ditongo aberto.
( ) é oxítono terminado em “i”, precedido de vogal, formando um hiato.
Questão 5 – Na parte “[…] influencia na diversidade da floresta e, até mesmo, dos quintais.”, há um vocábulo acentuado. Assinale a razão dessa acentuação:
( ) Proparoxítono.
( ) Oxítono terminado em “e”.
( ) Monossílabo tônico terminado em “e”.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.