Início Série5º ano Interpretação de texto: Flores que surgem flores que caem – 5º ano

Interpretação de texto: Flores que surgem flores que caem – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a fenologia. Já ouviu falar dessa ciência? Não? Então, leia o texto e descubra do que ela trata! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Flores que surgem, flores que caem

    Quem investiga por que algumas plantas florescem em certas épocas do ano, enquanto outras, nesse mesmo período, perdem suas folhas é a fenologia. Já ouviu falar sobre ela?

    Não, não se trata de uma pessoa. É uma ciência. A palavra “fenologia” vem do grego fenos (que significa “fenômeno”) + logos (que quer dizer “estudo”). Assim, a fenologia é o estudo dos fenômenos periódicos e repetitivos que ocorrem nos seres vivos, e também de suas causas.

    Mas que fenômenos são esses? São os que ocorrem em certos períodos de tempo e que se repetem ao longo dos anos, como a perda de folhas ou o desabrochar das flores que algumas espécies de plantas apresentam em determinada estação.

    Fenômenos assim estão relacionados, intimamente, com o clima, a luminosidade, a temperatura e a umidade do ar, entre outros fatores. É importante estudá-los porque, dessa forma, podemos entender o processo de regeneração e de reprodução das plantas, além de muitas outras situações.

    Para você ter uma ideia, existem períodos em que há mais néctar, pólen, frutos e sementes disponíveis para os bichos que se alimentam disso. Entender como está organizada, ao longo do tempo, a oferta de comida em um ambiente habitado por espécies vegetais e animais é algo que interessa aos fenologistas também. Tudo porque há relações entre plantas e bichos que trazem benefícios para ambos. Logo, se um desaparecer, pode trazer prejuízos ao outro. […]

Alexandra A. Gobatto. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 192.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_192.pdf>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Em “Já ouviu falar sobre ela?”, o texto refere-se à:

 

 

Questão 2 – Na passagem “[…] vem do grego fenos (que significa ‘fenômeno’) + logos (que quer dizer ‘estudo’).”, os parênteses contêm:

(     ) opinião.

(     ) explicação.

(     ) exemplificação.

 

Questão 3 – Releia:

“[…] a fenologia é o estudo dos fenômenos periódicos e repetitivos que ocorrem nos seres vivos, e também de suas causas.”

Esse trecho:

(     ) define.

(     ) conclui.

(     ) sugere.

 

Questão 4 – No segmento “São os que ocorrem em certos períodos de tempo e que se repetem ao longo dos anos […]”, o termo grifado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – A autora cita alguns dos fatores que se relacionam profundamente com os fenômenos ocorridos nos seres vivos. Identifique os fatores citados:

 

 

Questão 6 – Segundo a autora do texto, estudar os fenômenos que ocorrem nos seres vivos é importante, porque:

(     ) “[…] algumas plantas florescem em certas épocas do ano […]”

(     ) “[…] podemos entender o processo de regeneração e de reprodução das plantas […]”

(     ) “[…] há relações entre plantas e bichos que trazem benefícios para ambos.”

 

Questão 7 – Na parte “Entender como está organizada, ao longo do tempo, a oferta de comida em um ambiente […]”, o vocábulo “como”:

(     ) indica modo.

(     ) aponta condição.

(     ) introduz comparação.

 

Questão 8 – A autora conversa diretamente com o leitor na passagem:

(     ) “[…] a perda de folhas ou o desabrochar das flores […]”

(     ) “Para você ter uma ideia, existem períodos em que há mais néctar […]”

(     ) “Logo, se um desaparecer, pode trazer prejuízos ao outro.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário