Início Série5º ano Interpretação de texto: A reintrodução de macacos bugios – 5º ano

Interpretação de texto: A reintrodução de macacos bugios – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a reintrodução de macacos bugios. Sete macacos da espécie bugio-ruivo são soltos no Parque Nacional da Tijuca! Vamos nos informar a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Mais sete macacos bugios são soltos no Parque Nacional da Tijuca

É a segunda reintrodução da espécie no local desde 2015

 

    Um grupo de sete bugios-ruivos foi solto nessa terça-feira (2) no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Essa é a segunda reintrodução da espécie no local, parte de um projeto iniciado em 2015.

    Os bugios-ruivos eram nativos do parque, área de conservação federal e uma das duas grandes regiões de Mata Atlântica da cidade do Rio de Janeiro, mas estavam extintos do local há cerca de 200 anos. 

    Em 2015, um casal de bugios-ruivos foi solto lá. Eles se reproduziram e deram origem à população atual, que tem oito animais. O novo grupo, que veio do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), é composto por um macho e seis fêmeas, com idade entre oito meses e 15 anos. 

    A expectativa é que eles interajam com a família que já vive no parque e possam garantir a diversidade genética da espécie no local. 

    […]

Vitor Abdala.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-01/mais-sete-macacos-bugios-sao-soltos-no-parque-nacional-da-tijuca>. Publicado em: 04 de janeiro de 2024. (Fragmento com adaptação). 

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) um resumo.

(     ) uma notícia.

 

Questão 2 – Releia:

“Essa é a segunda reintrodução da espécie no local, parte de um projeto iniciado em 2015.”

A que espécie o texto se refere?

 

Questão 3 – Na palavra “reintrodução”, o “re” indica:

(     ) uma ação repetida.

(     ) uma ação corrigida.

(     ) uma ação incompleta.

 

Questão 4 – Observe:

“Os bugios-ruivos eram nativos do parque, área de conservação federal e uma das duas grandes regiões de Mata Atlântica da cidade do Rio de Janeiro, mas estavam extintos do local […]”

 O trecho destacado é:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 5 – Na passagem “Em 2015, um casal de bugios-ruivos foi solto lá.”, o vocábulo “lá” aponta para um lugar. Qual lugar?

 

 

Questão 6 – No segmento “Eles se reproduziram e deram origem à população atual, que tem oito animais.”, o texto:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 7 – Em “O novo grupo, que veio do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), é composto por um macho e seis fêmeas […]”, a expressão sublinhada tem o mesmo sentido de:

(     ) “é formado”.

(     ) “é controlado”.

(     ) “é frequentado”.

 

Questão 8 – Na parte “A expectativa é que eles interajam com a família que já vive no parque e possam garantir a diversidade genética da espécie no local.”, o termo grifado assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário