Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a reintrodução de macacos bugios. Sete macacos da espécie bugio-ruivo são soltos no Parque Nacional da Tijuca! Vamos nos informar a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: A reintrodução de macacos bugios – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A reintrodução de macacos bugios – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A reintrodução de macacos bugios – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Mais sete macacos bugios são soltos no Parque Nacional da Tijuca
É a segunda reintrodução da espécie no local desde 2015
Um grupo de sete bugios-ruivos foi solto nessa terça-feira (2) no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Essa é a segunda reintrodução da espécie no local, parte de um projeto iniciado em 2015.
Os bugios-ruivos eram nativos do parque, área de conservação federal e uma das duas grandes regiões de Mata Atlântica da cidade do Rio de Janeiro, mas estavam extintos do local há cerca de 200 anos.
Em 2015, um casal de bugios-ruivos foi solto lá. Eles se reproduziram e deram origem à população atual, que tem oito animais. O novo grupo, que veio do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), é composto por um macho e seis fêmeas, com idade entre oito meses e 15 anos.
A expectativa é que eles interajam com a família que já vive no parque e possam garantir a diversidade genética da espécie no local.
[…]
Vitor Abdala.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-01/mais-sete-macacos-bugios-sao-soltos-no-parque-nacional-da-tijuca>. Publicado em: 04 de janeiro de 2024. (Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) um resumo.
( ) uma notícia.
Questão 2 – Releia:
“Essa é a segunda reintrodução da espécie no local, parte de um projeto iniciado em 2015.”
A que espécie o texto se refere?
Questão 3 – Na palavra “reintrodução”, o “re” indica:
( ) uma ação repetida.
( ) uma ação corrigida.
( ) uma ação incompleta.
Questão 4 – Observe:
“Os bugios-ruivos eram nativos do parque, área de conservação federal e uma das duas grandes regiões de Mata Atlântica da cidade do Rio de Janeiro, mas estavam extintos do local […]”
O trecho destacado é:
( ) uma conclusão.
( ) uma explicação.
( ) uma exemplificação.
Questão 5 – Na passagem “Em 2015, um casal de bugios-ruivos foi solto lá.”, o vocábulo “lá” aponta para um lugar. Qual lugar?
Questão 6 – No segmento “Eles se reproduziram e deram origem à população atual, que tem oito animais.”, o texto:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – Em “O novo grupo, que veio do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), é composto por um macho e seis fêmeas […]”, a expressão sublinhada tem o mesmo sentido de:
( ) “é formado”.
( ) “é controlado”.
( ) “é frequentado”.
Questão 8 – Na parte “A expectativa é que eles interajam com a família que já vive no parque e possam garantir a diversidade genética da espécie no local.”, o termo grifado assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.