Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Mortina”. Ela é uma menina-zumbi! Já ouviu falar desse livro? Não? Então, leia o texto sobre ele! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Mortina – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Mortina – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Mortina – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Mortina”
A pequena Mortina quer, como qualquer outra criança, fazer amigos. Mas há um detalhe: ela é uma menina-zumbi, e sua tia Fafá Lecida não a deixa sair de casa… Até que o Dia das Bruxas chega e, com ele, a chance de Mortina se aventurar fora de casa.
Mortina é uma menina diferente de todas as outras: ela é uma menina-zumbi. Passa os dias no Palacete Decrépito com sua tia Fafá Lecida e seu inseparável amigo, o galgo albino Tristão.
O maior sonho de Mortina é ter amigos de sua idade para brincar, mas sua tia nunca deixa que ela saia de casa, pois tem medo da reação dos humanos ao conhecerem a menina.
Para sua alegria, um dia a oportunidade perfeita aparece: o Dia das Bruxas, quando todas as crianças saem às ruas com as fantasias mais horripilantes. Mortina nem vai precisar trocar de roupa para encarar a maior aventura de sua vida.
Autora do livro: Barbara Cantini
Tradutor do livro: Eduardo Brandão
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – “Mortina” é o nome de:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) uma série infantil.
Questão 2 – No fragmento a seguir, o texto estabelece uma comparação entre Mortina e as demais crianças. Sublinhe essa comparação:
“A pequena Mortina quer, como qualquer outra criança, fazer amigos.”
Questão 3 – O que, de acordo com o texto, diferencia Mortina das outras crianças?
Questão 4 – Releia:
“Passa os dias no Palacete Decrépito com sua tia Fafá Lecida e seu inseparável amigo, o galgo albino Tristão.”
Nesse segmento, o termo “e” exprime:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 5 – No segmento acima, o trecho “o galgo albino Tristão”:
( ) chama um personagem da história.
( ) apresenta um personagem da história.
( ) expõe uma opinião sobre um personagem da história.
Questão 6 – Em “O maior sonho de Mortina é ter amigos de sua idade para brincar […]”, há um vocábulo que expressa a ideia de finalidade. Localize-o:
Questão 7 – Segundo o texto, a tia de Mortina “nunca deixa que ela saia de casa”. Por quê?
Questão 8 – Observe:
“Para sua alegria, um dia a oportunidade perfeita aparece: o Dia das Bruxas, quando todas as crianças saem às ruas com as fantasias mais horripilantes.”
Nessa passagem, o texto revela:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 9 – O trecho “Mortina nem vai precisar trocar de roupa para encarar a maior aventura de sua vida.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.