Atividade de português, dirigida aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre acentuação. Vamos analisar as palavras acentuadas no texto Bolinha de borracha? Para isso, responda às questões propostas!
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Bolinha de borracha
Essa brincadeira começa na mata, em busca de uma árvore chamada seringueira. Depois, vem a extração do látex do caule. O passo seguinte exige paciência: é preciso esperar uma noite inteira até o látex ganhar consistência certa para ser enrolado. Mas a espera compensa – e o que diz a criançada ao ver as bolinhas pulando bem alto.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 209.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_209.pdf>.
Questões
Questão 1 – Acentua-se a palavra “árvore” porque ela:
( ) é proparoxítona.
( ) é oxítona terminada em “e”.
( ) é paroxítona terminada em ditongo.
Questão 2 – Identifique no texto a palavra oxítona acentuada:
Questão 3 – Por que a palavra oxítona identificada acima é acentuada?
Questão 4 – Observe:
“Depois, vem a extração do látex do caule.”
Nessa passagem, há uma palavra acentuada. Informe a regra que justifica a acentuação da referida palavra:
Questão 5 – A palavra, acentuada na passagem “O passo seguinte exige paciência […]”, é:
( ) um verbo.
( ) um adjetivo.
( ) um substantivo.
Questão 6 – Uma palavra foi transcrita sem acento neste segmento. Coloque-o:
“Mas a espera compensa – e o que diz a criançada ao ver as bolinhas pulando bem alto.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.