Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o saí-andorinha. Vive no topo das árvores, à beira da mata e na mata de galeria. Vamos conhecer melhor essa ave? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Sai-andorinha – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Sai-andorinha – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Sai-andorinha – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Saí-andorinha
Vive no topo das árvores, à beira da mata e na mata de galeria.
No verão, pode ser mais insetívoro, no inverno, mais frugívoro. Alimenta-se de frutinhas de erva-de-passarinho, embaúba, coquinhos de palmeiras e insetos.
Nidifica em buracos de barrancos, na beira do rio, em construções próximas às matas (embaixo de pontes, muros em ruínas). Aproveita ocos onde existiam ninhos de outras espécies. Seu ninho é uma tigela volumosa. Bota de 3 a 4 ovos de cor branca, chocados durante 15 dias.
Mede 14 cm. O macho dessa espécie é azul-brilhante com máscara negra. A fêmea e o macho juvenil são esverdeados. Sua cabeça é chata, o bico largo na base e com ligeiro gancho na ponta.
Ele possui asas grandes e é bom voador. Quando está voando atrás de insetos, parece uma andorinha.
É uma espécie arborícola, pousando em posição ereta. Tem como característica levantar tarde e dormir cedo.
Disponível em: <http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com/fauna/aves/NOT,0,0,1223023,Sai-andorinha.aspx>.
(Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – Releia:
“Vive no topo das árvores, à beira da mata e na mata de galeria.”
Nessa passagem, o texto refere-se:
Questão 2 – Na frase “Alimenta-se de frutinhas de erva-de-passarinho, embaúba, coquinhos de palmeiras e insetos.”, o termo destacado indica:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) alternativa.
Questão 3 – Os parênteses contêm uma explicação sobre:
( ) os buracos de barrancos onde o saí-andorinha nidifica.
( ) a beira do rio onde o saí-andorinha nidifica.
( ) as construções próximas às matas onde o saí-andorinha nidifica.
Questão 4 – Em “Bota de 3 a 4 ovos de cor branca, chocados durante 15 dias.”, a expressão sublinhada exprime:
( ) meio.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Na parte “[…] é azul-brilhante com máscara negra.”, o texto revela as cores:
( ) da fêmea da espécie saí-andorinha.
( ) do macho da espécie saí-andorinha.
( ) do macho juvenil da espécie saí-andorinha.
Questão 6 – Identifique o fragmento, em que o texto estabelece uma comparação:
( ) “Quando está voando atrás de insetos, parece uma andorinha.”
( ) “É uma espécie arborícola, pousando em posição ereta.”
( ) “Tem como característica levantar tarde e dormir cedo.”
Questão 7 – Observe:
“Sua cabeça é chata, o bico largo na base e com ligeiro gancho na ponta.”
Esse trecho é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 8 – No segmento “Ele possui asas grandes e é bom voador.”, o vocábulo grifado foi empregado para:
( ) retomar.
( ) apresentar.
( ) complementar.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.