Início Série5º ano Interpretação de texto: Um tímido roedor – 5º ano

Interpretação de texto: Um tímido roedor – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um tímido roedor. Que tal conhecer o rato-da-taquara? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Rato-da-taquara: conheça o tímido roedor que habita a Mata Atlântica

Roedor se alimenta de brotos e folhas de bambus e é monogâmico.

    Você conhece o rato-da-taquara (Kannabateomys amblyonyx)? Esse é um tímido roedor da Mata Atlântica, que tem as orelhas arredondadas, olhos bem salientes e a cauda longa recoberta de pelos que aparentam espinhos. Como em todo roedor, a presença de grandes dentes incisivos chama a atenção.

    Apesar de ser considerado um rato, tem uma aparência semelhante à das capivaras e preás. E uma curiosidade: essa espécie vocaliza. Além disso, é o único roedor que possui associações monogâmicas e cuidado biparental.

    “Isso quer dizer que quando os roedores formam pares, não se separam mais, e inclusive dividem as tarefas, como a de cuidar e proteger os filhotes de possíveis predadores”, conta a bióloga Emanuelle Pasa.

    Ainda segundo a especialista, o nome popular está relacionado ao hábito de vida do animal, que vive em florestas de bambus e taquaras e se alimenta de folhas e brotos dessas espécies de vegetais.

    “Além disso, esse ratinho também é conhecido por outros nomes. É chamado de rato-de-espinho, devido a sua pelagem extremamente abundante que aparenta ser rígida como espinhos. Esses pelos têm cores que variam entre tons castanho-amarelados e ferrugem”, explica.

    Mas se sua missão for encontrar esse bichinho na natureza, é preciso ter paciência. “Apesar de serem grandes (medem cerca de 60 centímetros e pesam mais de meio quilo), eles têm um comportamento muito tímido. Então, costumam se esconder de maneira estratégica”, conta.

    Atualmente, existe uma grande movimentação por parte dos pesquisadores para manter a conservação dessa espécie potencialmente vulnerável. “Cada vez buscamos evoluir mais nas pesquisas sobre essa espécie. Ainda se sabe pouco sobre esse roedor, mas toda informação é importante para tentarmos evitar que, no futuro, essa espécie desapareça da natureza”.

Thaís Pimenta. “Terra da Gente”.
Disponível em> https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Esse é um tímido roedor da Mata Atlântica […]”, o texto refere-se:

(     ) à preá.

(     ) à capivara.

(     ) ao rato-da-taquara.

 

Questão 2 – O trecho “[…] tem as orelhas arredondadas, olhos bem salientes e a cauda longa recoberta de pelos que aparentam espinhos.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

Questão 3 – Aponte o fragmento que se dirige diretamente ao leitor do texto:

(     ) “Como em todo roedor, a presença de grandes dentes incisivos chama a atenção.”

(     ) “Além disso, é o único roedor que possui associações monogâmicas e cuidado biparental.”

(     ) “Mas se sua missão for encontrar esse bichinho na natureza, é preciso ter paciência.”

 

Questão 4 – Na passagem “É chamado de rato-de-espinho, devido a sua pelagem extremamente abundante que aparenta ser rígida como espinhos.”, a expressão destacada introduz:

(     ) a causa de um fato.

(     ) a finalidade de um fato.

(     ) a consequência de um fato.

 

Questão 5 – Identifique o segmento que revela um modo de ser dos ratos-da-taquara:

(     ) “medem cerca de 60 centímetros”.

(     ) “pesam mais de meio quilo”.

(     ) “têm um comportamento muito tímido”.

 

Questão 6 – Em “Atualmente, existe uma grande movimentação por parte dos pesquisadores para manter a conservação dessa espécie potencialmente vulnerável.”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – O texto sobre o rato-da-taquara fundamenta-se:

(     ) em um livro de referência.

(     ) na experiência profissional do autor.

(     ) em uma entrevista com uma especialista.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário