Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um tímido roedor. Que tal conhecer o rato-da-taquara? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um tímido roedor – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um tímido roedor – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um tímido roedor – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Rato-da-taquara: conheça o tímido roedor que habita a Mata Atlântica
Roedor se alimenta de brotos e folhas de bambus e é monogâmico.
Você conhece o rato-da-taquara (Kannabateomys amblyonyx)? Esse é um tímido roedor da Mata Atlântica, que tem as orelhas arredondadas, olhos bem salientes e a cauda longa recoberta de pelos que aparentam espinhos. Como em todo roedor, a presença de grandes dentes incisivos chama a atenção.
Apesar de ser considerado um rato, tem uma aparência semelhante à das capivaras e preás. E uma curiosidade: essa espécie vocaliza. Além disso, é o único roedor que possui associações monogâmicas e cuidado biparental.
“Isso quer dizer que quando os roedores formam pares, não se separam mais, e inclusive dividem as tarefas, como a de cuidar e proteger os filhotes de possíveis predadores”, conta a bióloga Emanuelle Pasa.
Ainda segundo a especialista, o nome popular está relacionado ao hábito de vida do animal, que vive em florestas de bambus e taquaras e se alimenta de folhas e brotos dessas espécies de vegetais.
“Além disso, esse ratinho também é conhecido por outros nomes. É chamado de rato-de-espinho, devido a sua pelagem extremamente abundante que aparenta ser rígida como espinhos. Esses pelos têm cores que variam entre tons castanho-amarelados e ferrugem”, explica.
Mas se sua missão for encontrar esse bichinho na natureza, é preciso ter paciência. “Apesar de serem grandes (medem cerca de 60 centímetros e pesam mais de meio quilo), eles têm um comportamento muito tímido. Então, costumam se esconder de maneira estratégica”, conta.
Atualmente, existe uma grande movimentação por parte dos pesquisadores para manter a conservação dessa espécie potencialmente vulnerável. “Cada vez buscamos evoluir mais nas pesquisas sobre essa espécie. Ainda se sabe pouco sobre esse roedor, mas toda informação é importante para tentarmos evitar que, no futuro, essa espécie desapareça da natureza”.
Thaís Pimenta. “Terra da Gente”.
Disponível em> https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.
Questões
Questão 1 – Em “Esse é um tímido roedor da Mata Atlântica […]”, o texto refere-se:
( ) à preá.
( ) à capivara.
( ) ao rato-da-taquara.
Questão 2 – O trecho “[…] tem as orelhas arredondadas, olhos bem salientes e a cauda longa recoberta de pelos que aparentam espinhos.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) um argumentação.
Questão 3 – Aponte o fragmento que se dirige diretamente ao leitor do texto:
( ) “Como em todo roedor, a presença de grandes dentes incisivos chama a atenção.”
( ) “Além disso, é o único roedor que possui associações monogâmicas e cuidado biparental.”
( ) “Mas se sua missão for encontrar esse bichinho na natureza, é preciso ter paciência.”
Questão 4 – Na passagem “É chamado de rato-de-espinho, devido a sua pelagem extremamente abundante que aparenta ser rígida como espinhos.”, a expressão destacada introduz:
( ) a causa de um fato.
( ) a finalidade de um fato.
( ) a consequência de um fato.
Questão 5 – Identifique o segmento que revela um modo de ser dos ratos-da-taquara:
( ) “medem cerca de 60 centímetros”.
( ) “pesam mais de meio quilo”.
( ) “têm um comportamento muito tímido”.
Questão 6 – Em “Atualmente, existe uma grande movimentação por parte dos pesquisadores para manter a conservação dessa espécie potencialmente vulnerável.”, o termo grifado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – O texto sobre o rato-da-taquara fundamenta-se:
( ) em um livro de referência.
( ) na experiência profissional do autor.
( ) em uma entrevista com uma especialista.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.