Início Atividades Interpretação de texto: Debaixo da ponte – 6º ou 7º ano

Interpretação de texto: Debaixo da ponte – 6º ou 7º ano

por acessaber

    Atividade de interpretação de texto proposto a alunos do sexto ou sétimo ano, utilizando o texto “Debaixo da ponte”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

DEBAIXO DA PONTE

    Moravam debaixo da ponte. Oficialmente, não é lugar onde se more, porém eles moravam. Ninguém lhes cobrava aluguel, imposto predial, taxa de condomínio; a ponte é de todos, na parte de cima; de ninguém, na parte de baixo. Não pagavam conta de luz e gás, porque luz e gás não consumiam. Não reclamavam contra falta d’água, raramente observada por baixo de pontes. Problema de lixo não tinham; podia ser atirado em qualquer parte, embora não conviesse atirá-lo em parte alguma, se dele vinham muitas vezes o vestuário, o alimento, objetos de casa. Viviam debaixo da ponte, podiam dar esse endereço a amigos, recebê-los, fazê-los desfrutar comodidades internas da ponte.

    À tarde surgiu precisamente um amigo que morava nem ele mesmo sabia onde, mas certamente morava: nem só a ponte é lugar de moradia para quem não dispõe de outro rancho.

    Há bancos confortáveis nos jardins, muito disputados; a calçada, um pouco menos propícia; a cavidade na pedra, o mato. Até o ar é uma casa, se soubermos habitá-lo, principalmente o ar da rua. O que morava não se sabe onde vinha visitar os de debaixo da ponte e trazer-lhes uma grande posta de carne. 

     Nem todos os dias se pega uma posta de carne. Não basta procurá-la; é preciso que ela exista, o que costuma acontecer dentro de certas limitações de espaço e de lei. Aquela vinha até eles, debaixo da ponte, e não estavam sonhando, sentiam a presença física da ponte, o amigo rindo diante deles, a posta bem pegável, comível. Fora encontrada no vazadouro, supermercado para quem sabe frequentá-lo, e aqueles três o sabiam, de longa e olfativa ciência.

    Comê-la crua ou sem tempero não teria o mesmo gosto. Um de debaixo da ponte saiu à caça de sal. E havia sal jogado a um canto de rua, dentro da lata. Também o sal existe sob determinadas regras, mas pode tornar-se acessível conforme as circunstâncias. E a lata foi trazida para debaixo da ponte. Debaixo da ponte os três prepararam comida. Debaixo da ponte a comeram. Não sendo operação diária, cada um saboreava duas vezes: a carne e a sensação de raridade da carne. E iriam aproveitar o resto do dia dormindo (pois não há coisa melhor, depois de um prazer, do que o prazer complementar do esquecimento), quando começaram a sentir dores.

    Dores que foram aumentando, mas podiam ser atribuídas ao espanto de alguma parte do organismo de cada um, vendo-se alimentado sem que lhe houvesse chegado notícia prévia de alimento. Dois morreram logo, o terceiro agoniza no hospital.

    Dizem uns que morreram da carne, dizem outros que do sal, pois era soda cáustica. Há duas vagas debaixo da ponte.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Debaixo da ponte. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: José Aguilar Editora, 1967, p. 896-897.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Quantos parágrafos há no texto:

R:

 

3) De acordo com o texto como é morar embaixo da ponte?

R:

 

4) De acordo com o texto que outras opções de moradia existem para quem mora embaixo da ponte?

R:

 

5) Qual surpresa um amigo trouxe para os amigos debaixo da ponte?

R:

 

6) Como eles prepararam a carne? De onde saíram os ingredientes?

R: 

 

7) O que aconteceu aos amigos que comeram a carne? E por quê?

R: 

 

8) Em sua opinião quem são as pessoas que moram embaixo da ponte?

R: 

 

9) O que você acha dessas pessoas?

R: 

 

10) Em sua opinião porque as pessoas vão morar nas ruas?

R: 

 

Por ACESSABER

7 comentários

Edlenes Lins Zózimo 24 de novembro - 9:13

As provas são muito bem elaboradas,isso traz uma qualidade tanto para o discente como para docente.

Responder
Edlenes Lins Zózimo 24 de novembro - 9:15

As provas são muito bem elaboradas,isso traz uma qualidade tanto para o discente como para docente. Então, eu indico as pessoas esse SITE que é de estrema veracidade!!!!

Responder
Geneci Carneiro 15 de março - 9:35

Adora os textos e atividades. Uso frequentemente com meus alunos.

Responder
Ana Maria Albaladejo Bellesso 28 de abril - 14:02

Muito obrigada…. Adoro este site e as ideais, para as minhas aulas de Produção de Texto, sempre as utilizo em especial com os 6o e 7o Anos Fundamental II.

Um grande Abraço e mais uma vez muito obrigada.

Ana Maria Albaladejo

Responder
carlo larry 3 de julho - 16:46

eu sou aluno do 4o ano e li do 5o esse texto é muito estou aprendendo mais com esse site e é muito importante para os que nao sabe enterpreta lo

Responder
rebeca bispo 29 de novembro - 19:55

deficil de comprinder

Responder
RÊ Maura 30 de março - 10:29

Amei esta atividade! Parabéns!!!

Responder

Deixe um Comentário