Lista de códigos BNCC (Base Nascional Comun Curricular) para educação infantil de 0 a 1 ano e 6 meses.
Os códigos estão disponibilizados considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver:
- O eu, o outro e o nós.
- Corpo, gestos e movimentos.
- Traços, sons, cores e formas.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Traços, sons, cores e formas
EI01TS01 – Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
EI01TS02 – Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
EI01TS03 – Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
O eu, o outro e o nós
EI01EO01 – Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
EI01EO02 – Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
EI01EO03 – Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos e brinquedos.
EI01EO04 – Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
EI01EO05 – Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
EI01EO06 – Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
Corpo, gestos e movimentos
EI01CG01 – Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
EI01CG02 – Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
EI01CG03 – Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
EI01CG04 – Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
EI01CG05 – Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
EI01EF01 – Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.
EI01EF02 – Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
EI01EF03 – Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
EI01EF04 – Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.
EI01EF05 – Imitar as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos, ao ler histórias e ao cantar.
EI01EF06 – Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
EI01EF07 – Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).
EI01EF08 – Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).
EI01EF09 – Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
EI01ET01 – Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
EI01ET02 – Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.
EI01ET03 – Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
EI01ET04 – Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
EI01ET05 – Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
EI01ET06 – Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).