Avaliação de Língua Portuguesa, indicada a alunos do sétimo ano do ensino fundamental, com leitura e interpretação de música e poema. Com questões sobre linguagem formal e informal.
Esta prova de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Avaliação de português: Linguagem formal e informal – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Avaliação de português: Linguagem formal e informal – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Avaliação de português: Linguagem formal e informal – 7º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Atividade de Língua Portuguesa –Poema
1.Leia a tirinha e responda:
A linguagem empregada na fala das personagens é:
a.( )Coloquial e padrão
b.( )Padrão e culta
c.( )coloquial
d.( ) formal
2.Leia o texto abaixo e responda:
Esse texto apresenta o dialeto do nordestino, ele está escrito na linguagem coloquial. Podemos afirmar que o nordestino escreveu “errado” essa declaração de amor? Ele deveria ter utilizado outra linguagem para se comunicar com a amada? Assinale uma alternativa apenas.
a.Sim, ele escreveu errado, pois deveria escrever corretamente para a namorada compreender a mensagem.
b.Não, ele não escreveu errado, por que a namorada dele fala dessa forma, então ele utilizou a linguagem correta para o momento.
3.Se o nordestino fosse escrever uma carta para uma autoridade, qual linguagem ele deveria utilizar?
a linguagem coloquial também conhecida como informal.
b. linguagem padrão, também conhecida como culta ou formal.
- Leia a música e responda às questões que seguem:
Era Uma Vez- Sandy e Junior
Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade
REFRÃO
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia
Podemos dizer que a música tem a estrutura de um poema, por quê? Assinale uma alternativa apenas.
a.( )Tem versos, tem rimas e está escrito em parágrafos.
b.( )Possui versos, rimas e está estruturado em estrofes ( características do gênero textual poema)
c.( )Não, música não tem estrutura de poema.
d.( )Tem verso, tem rimas e está escrito em prosa.
- Na música temos:
a.( )5 estrofes e 21 versos
b.( )20 estrofes e 4 versos
- As rimas presentes na música em sua maioria são:
a.( )alternadas ou cruzadas- a,b,c,b
b.( )opostas ou interpoladas- a,b,b,a
c.( )emparelhadas ou paralela: a,a,b,b
- Qual é o tema da música:
a.( )a música fala sobre uma história de amor de aventura e de magia.
b.( )a música ensina como devemos ser feliz.
c.( )a música explica que é preciso ser rico para ser feliz.
d.( )a música fala de um lugar no meio do nada e explica como era esse lugar.
8.Assinale a alternativa em que a vírgula está empregada inadequadamente.
a.( )Bataguassú, 20 de fevereiro de 2014.
b.( )Maria seu jantar, está na mesa.
c.( )Pedro, venha cá imediatamente!
d.( )Rua Dourados, nº 232, 5º andar.
Observe a imagem abaixo:
9.Qual é o tema do texto:
10.Descreva:
a.Quantos versos há no poema?
b.Quantas estrofes
c.Quais são as rimas?
Por Rosiane Fernandes Silva
5 comentários
AMO esse site, me ajuda muito nas minhas atividades de sala de aula! Obrigada!
Por nada. Volte sempre.
Gosto muito desse site, mas essa atividade precisa ser revisada. O dialeto mostrado na atividade não representa o povo nordestino, de forma geral, mas uma variedade dos sujeitos que vivem no campo de algumas regiões brasileiras, não apenas do Nordeste.
Poderia ter a opissao
de corrigir e colocar resposta
Meu deus, faltou uma leitura apurada do Faraco e do Bagno, é uma avaliação de como confundir variação linguística com usos de língua, e uma enxurrada de preconceito linguístico.