Início Avaliações Avaliação de Português: Interpretação de texto e colocação pronominal – 8º ano

Avaliação de Português: Interpretação de texto e colocação pronominal – 8º ano

por Rosiane Fernandes

    Avaliação de português, indicada para estudantes do oitavo ano do ensino fundamental, com questões de leitura e interpretação de texto,  atividades sobre colocação pronominal e processo de formação de palavras.

    Esta avaliação de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Você pode baixar esta prova de português em:

 

ESCOLA:                     DATA:

PROF:                         TURMA:

NOME:

Avaliação de Português

01) Analise os textos abaixo:

Pequenos textos

Responda:

a) No texto I ocorre próclise em:

R:

b) No Texto II ocorre mesóclise em:

R:

c) A palavra “descarada” presente no texto II é formada pelo processo de formação de palavras denominado derivação prefixal e sufixal ou derivação parassintética? Justifique sua resposta.

R:

d) Transcreva uma palavra do texto II que é formada pelo processo de formação sufixal.

R:

 

Texto para às questões  de 02 a 05

Uso de tecnologia por crianças: benefício ou perda de infância?

Uma pesquisa realizada pela AVG Technologies com famílias de todo o mundo mostrou que 66% das crianças entre 3 e 5 anos de idade conseguia usar jogos de computador, mas apenas 14% era capaz de amarrar os sapatos sozinha.(…) Mas será que essa inserção tão precoce no mundo da tecnologia é benéfica para os pequenos?(…) A terapeuta canadense Cris Rowan, por exemplo, defende que o uso de tecnologia por menores de 12 anos é prejudicial ao desenvolvimento e aprendizado infantil.

Superexposição

Segundo ela, a superexposição da criança a celulares, internet, iPad e televisão está relacionada ao déficit de atenção, atrasos cognitivos, dificuldades de aprendizagem, impulsividade e problemas em lidar com sentimentos como a raiva. Outros problemas comuns seriam a obesidade (porque a criança passa a fazer menos atividade física), privação de sono (quando as crianças usam as tecnologias dentro do quarto) ,  o risco de dependência por tecnologia.(…) e de serem vítimas de  pedófilos através da rede. Mas, mesmo com tantas recomendações, muitos pais parecem não se preocupar com o assunto. Sob a justificativa de que hoje é importante saber trabalhar com as novas tecnologias desde cedo ou simplesmente para evitar aborrecimentos, os pais acabam deixando as crianças livres para usar os equipamentos da forma como quiserem, o que pode causar problemas não só aos pequenos, mas para toda a família.(…)

Como educar as crianças quanto ao uso da tecnologia:

-manter o diálogo e investir em atividades familiares;

-deixar que a criança demonstre interesse em usar um aparelho eletrônico, depois disso os pais podem mostrar a ela como usar os aparelhos de forma correta;

-estabelecer regras e trabalhar para que a criança não acabe exagerando na hora de usar os dispositivos eletrônicos;

-os pais devem dar exemplo e não usar tecnologia por muito tempo;

-incentivar a criança a praticar esportes, atividades culturais ou simplesmente estabelecer uma conversa em família rotineiramente;

-os pais devem instalar  ferramentas de monitoramento ou bloqueio de alguns conteúdos da internet como forma de proteger a criança;

-manter o computador numa área comum da casa com a tela sempre visível e limitar o tempo de uso do equipamento;

-os pais devem sempre se dispor a esclarecer dúvidas e explicar os motivos pelos quais é preciso usar com cautela as novas tecnologias.

 www.semprefamilia.com.br

 

02) De acordo com o texto acima:

I. Uma grande porcentagem de crianças sabem amarrar os sapatos e usar a tecnologia.

II. Segundo a terapeuta Cris Rowan, o uso de tecnologia por menores é possível desde que haja monitoramento dos pais.

III. De acordo com a terapeuta Cris Rowan, o uso precoce da tecnologia, por uma criança,  pode acarretar problemas de saúde e até atrapalhar seu desempenho escolar.

Está correta a alternativa:

a) (    ) I e II

b) (    ) II e III

c) (    ) III

d) (    ) II

 

03) Na oração: “o que pode causar problemas não só aos pequenos, mas para toda a família”. A palavra destacada expressa ideia de:

a) (    ) causa

b) (    ) efeito

c) (    ) consequência

d) (    ) contrariedade

 

04) De acordo com o texto, porque os pais não se preocupam que as crianças façam uso da tecnologia?

R:

 

05) Nas dicas de como educar crianças quanto ao uso da tecnologia,  aponte aquela que é direcionada exclusivamente para uma atitude inadequada dos pais.

R:

 

06) Faça a leitura do texto abaixo e explique com suas palavras o que você entendeu?

R:

 

07) Observe a tirinha abaixo:

Tirinha cortar o cabelo

Tirinha cortar o cabelo

Explique em que confere o humor da tirinha.

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia – Pós-graduada em Educação Especial.

Deixe um Comentário