Avaliação de português com o Poema Bilhete do Mario Quintana para alunos do nono ano do ensino fundamental. Há questões de interpretação textual e classes de palavras. O nível da parte gramatical é relativamente difícil. O interessante é trabalhar esse gênero tão cobrado nas provas do ENEM para melhorar a compreensão leitora do nosso aluno que vive hoje tão conectado aos vídeos do YOUTUBE e com menos leitura! Pesquisar no Youtube é ótimo, porém devemos lembrar que as provas de vestibular, concursos e o já comentado ENEM exige o óbvio: a leitura contextualizada. Um ótimo trabalho, professor(a)! 🙂 🙂 🙂
Baixe esta prova de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta prova de português em:
- Word: Avaliação de Português: Classes gramaticais – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Avaliação de Português: Classes gramaticais – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Avaliação de Português: Classes gramaticais – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia o texto abaixo e responda às seguintes questões:
BILHETE
1. Se tu me amas, ama-me baixinho
2. Não o grites de cima dos telhados
3. Deixa em paz os passarinhos
4. Deixa em paz a mim!
5. Se me queres,
6. enfim,
7. tem de ser bem devagarinho, Amada,
8. que a vida é breve, e o amor mais breve ainda… (Mario Quintana)
Questões
1) As palavras SE (linhas 1 e 5) no início do poema traz uma ideia de:
a) causa hipotética
b) consequência hipotética
c) oposição ou contrariedade
d) justificativa hipotética
e) conclusão ou contrariedade
2) As palavras SE (linhas 1 e 5) são, de acordo com as classes de palavras:
a) advérbios
b) conjunções
c) verbos
d) pronomes
e) adjetivos
3) Na linha 2, a palavra “o” é:
a) advérbio
b) conjunção
c) pronome oblíquo
d) pronome reto
e) pronome possessivo
4) Na linha 2, a palavra “o” refere-se:
a) aos telhados que devem ser preservados.
b) aos passarinhos nos telhados.
c) a amar baixinho e devagarinho.
d) a guardar segredo sempre sobre os seus sentimentos.
e) a não gritar os seus sentimentos em cima dos telhados.
5) Na linha 8, a palavra “que” introduz:
a) uma justificativa.
b) uma pergunta.
c) uma resposta a uma pergunta.
d) uma conclusão evidente sobre o amor.
e) uma enumeração de fatos narrados.
6) A última palavra do poema, “ainda”, é segundo a morfologia:
a) um adjetivo.
b) uma palavra substantivada.
c) um substantivo.
d) um advérbio de tempo.
e) uma locução adverbial.
7) O título do poema, conforme as classes gramaticais, denomina-se como:
a) um adjetivo.
b) uma palavra substantivada.
c) um substantivo.
d) um advérbio de tempo.
e) uma locução adverbial.
BOA PROVA!
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.
2 comentários
Ótimo trabalho. Parabéns!
Bom dia gostei muito das avaliações sou professor de português e inglês aqui do Amazonas na cidade de Presidente Figueiredo zona rural é quero um auxílio de vocês…