Avaliação de matemática, indicada a alunos do quarto ou quinto ano do ensino fundamental, com questões sobre o valor posicional, soma e subtração, multiplicação e divisão, sistema monetário e porcentagem.
Esta prova de matemática está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta avaliação de matemática em:
- Word: Avaliação de matemática – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Avaliação de matemática – 4º ou 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Avaliação de matemática – 4º ou 5º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Avaliação de matemática
1) A representação numérica de duzentos e quarenta e sete mil é:
a) ( ) 247.000
b) ( ) 2.470
c) ( ) 247
2) Marque a opção em que o valor posicional do número 5 é 5000:
a) ( ) 450
b) ( ) 795.000
c) ( ) 57.540
3) Marque a opção que apresenta o número que falta na soma abaixo:
________+187=468
a) ( ) 187
b) ( ) 250
c) ( ) 281
4) O produto da multiplicação abaixo é:
523×20=______
a) ( ) 1046
b) ( ) 10460
c) ( ) 540
5) O quociente da divisão abaixo é:
7540:5=______
a) ( ) 1508
b) ( ) 158
c) ( ) 150
6) Na cerimônia de formatura de Fernanda os alunos foram organizados em 28 fileiras com 15 alunos em cada. Fazendo as contas a diretora da escola aferiu que participariam da formatura:
a) ( ) 280
b) ( ) 425
c) ( ) 420
7) Em uma escola foi organizado um campeonato de futebol, foram abertas inscrições e 352 alunos se inscreveram. Quantos times foram montados?
a) ( ) 42
b) ( ) 13
c) ( ) 32
8) João comprou 2 lápis por R$ 1,00 cada, 3 canetas por R$ 2,00 e 1 caderno por R$ 4,00. Ele gastou ao todo:
a) ( ) R$ 12,00
b) ( ) R$ 7,00
c) ( ) R$ 6,00
9) Em uma empresa com 1.000 funcionários, foi constatado que 25% tem carro. A quantidade de funcionários com carro é:
a) ( ) 500
b) ( ) 100
c) ( ) 250
10) Marque a opção que apresenta o número que falta na subtração abaixo:
____-487=246
a) ( ) 780
b) ( ) 890
c) ( ) 733
Por ACESSABER
14 comentários
Olá! Gostaria de fazer uma reclamação aqui. Na questão 7, não há informações o suficiente para que se possa saber a resposta, peço que corrijam isso por favor, assim, meu filho não aprenderá o que ele deveria aprender da forma certa. Obrigado pela atenção.
Cada time de futebol têm 11 jogadores; então são 352 dividido por 11 que será igual a 32…
Neiva Rocha, não vejo nada errado no enunciado da questão 7
Nesta questão há uma inferência textual. Seu filho tem que saber quantos jogadores há em um time de futebol para resolver a questão. Inclusive esta questão foi muito bem elaborada.
Olá! Gostaria de fazer uma reclamação aqui. Na questão 7, não há informações o suficiente para que se possa saber a resposta, peço que corrijam isso por favor, assim, meu filho não aprenderá o que ele deveria aprender da forma certa. Obrigado pela atenção.
Vá lavar roupa.
Você conhece a palavra gratidão, que absurdo!! Devemos saber como falar com as pessoas, seja gentil!!
A situação proposta supõe que o leitor/aluno saiba que o time de futebol é composto por 11 jogadores.
Sou Professora, sugiro que seja feita a alteração abaixo, já que nem todos sabem que um time de futebol é composto por 11 jogadores.
7) Em uma escola foi organizado um campeonato de futebol, foram abertas inscrições e 352 alunos se inscreveram. Foi possível montar quantos times? Sabendo-se que um time de futebol é formado por 11 jogadores.
a) ( ) 42
b) ( ) 13
c) ( ) 32
NÃO acho que devam alterar o problema. Devem deixar assim mesmo sem a informação dos 11 jogadores. A criança de hoje faz tantas coisas em um computador (jogos por exemplo) e sabem sim que o jogo tem 11 jogadores. Basta usar o raciocínio para resolver o problema. Eles dão conta sim, no quarto ano.
Também não acredito que seja preciso fazer alterações no problema. Eles resolverão com os números existentes.
Eles farão as contas
352 : por 42 não dará exata (8,38 jogadores) pode?
352 : 13 também não dará exata. (27,07 jogadores) pode?
352 : 32 dará número exato de jogadores. (11 jogadores)
Também não acredito que seja preciso fazer alterações no problema. Eles resolverão com os números existentes.
Eles farão as contas
352 : por 42 não dará exata (8,38 jogadores) pode?
352 : 13 também não dará exata. (27,07 jogadores) pode?
352 : 32 dará número exato de jogadores. (11 jogadores)
Penso que as crianças precisam de imaginação e de se esforçarem mais, devido às facilidades atuais. Porém, a comunicação em um mundo tão cheio de informações, precisa ser mais exata. Exite futebol de campo e de salão. 11 e 5 jogadores. Pelo menos dizer que é futebol de campo. Assim eles se exercitam e passam a discernir outras modalidades do esporte.
O aluno precisa pensar, desenvolver o raciocínio, precisamos de seres pensantes e não de robôs que repita tudo o que ouve ou faz. Por isso não precisa alterar a questão 7.
Questões assim exercitam o debate, assim como nós adultos, as crianças também precisam argumentar e discernir coisas na vida e isso é imprescindível para a cognição humana. Lembrando que conforme alguns estudos respeitáveis realizados atualmente, os testes de QI (Quociente de Inteligência) têm apontado que as novas gerações estão menos inteligentes que as anteriores.