Avaliação de Língua Portuguesa voltada para estudantes do sétimo ou oitavo ano. Esta consiste na análise das letras das canções: Anti-amor Gustavo Mioto e Um Ser Amor – Paula Fernandes. Também de forma contextualizada, os estudantes deverão realizar a análise de conjunções, aposto, tipo de sujeito e linguagem informal.
Esta avaliação está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Avaliação de Língua Portuguesa – 7º ou 8º ano – Modelo editável
- PDF: Avaliação de Língua Portuguesa – 7º ou 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Avaliação de Língua Portuguesa – 7º ou 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Avaliação de Língua Portuguesa
Textos para às questões 01 a 05
Texto I
The Walking Dead é baseada na série de quadrinhos homônima criada por Robert Kirkman. No seriado, descobriremos como é a vida na Terra após um apocalipse zumbi, em que a enorme maioria da população da terra foi infectada por um vírus misterioso que os transforma em mortos-vivos. Os poucos humanos que sobreviveram à epidemia agora devem se unir para encontrar um novo lar, longe dos zumbis. [… ] O grupo é liderado por Rick Grimes (Andrew Lincoln), um policial que acordou sozinho em um hospital cercado por mortos-vivos e agora procura sua esposa, Lori (Sarah Wayne Callies), e seu filho. Ele se junta a Shane (Jon Bernthal), seu ex-parceiro na polícia; Andrea (Lauren Holden), uma das duas irmãs que escapou da praga; Glenn (Steven Yeun), um varredor de ruas experiente; entre outros humanos igualmente assustados que lutam para escapar do vírus. http://www.minhaserie.com.br/serie/488-the-walking-dead
Texto II
Oito habilidosos ladrões se trancam na Casa da Moeda da Espanha com o ambicioso plano de realizar o maior roubo da história e levar com eles mais de 2 bilhões de euros. [… ] http://www.adorocinema.com/series/serie-21504/ Será que o Professor (Álvaro Morte) conseguirá coordenar o roubo à Casa da Moeda da Espanha “sem feridos e com o apoio da população”, conforme planejado? A pergunta que não sai da cabeça de quem assistiu à primeira parte de La casa de papel começará a ser respondida nesta sexta-feira (6), quando estreia a segunda metade, com nove novos episódios, da série espanhola. O desafio da Netflix agora será manter o público, ******* boa parte dos fãs já assistiu ao final da história, disponível na internet desde novembro. [… ]
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2018/04/06/internas_viver,747747/desfecho-de-la-casa-de-papel-chega-a-netflix-e-divide-opiniao-de-amor.shtml
01.No trecho “que os transforma em mortos-vivos” referente ao texto I, o termo destacado transmite a ideia de:
A)explicação
B)soma
C)conclusão
D)oposição
02.No excerto : “Ele se junta a Shane (Jon Bernthal), seu ex-parceiro na polícia; Andrea (Lauren Holden), uma das duas irmãs que escapou da praga;”, os termos destacados explicam os termos anteriores, ou seja, especifica-os de uma forma melhor, por isso eles estão separado dos demais termos da oração por vírgula ou dois-pontos. Em Língua Portuguesa esse recurso denominamos de :
A)aposto
B)vocativo
C)sujeito
D)predicado
03.Identifique o sujeito expresso na oração a seguir:
“Oito habilidosos ladrões se trancam na Casa da Moeda da Espanha.”
A)simples
B)composto
C)indeterminado
D)oculto
04.No trecho “quando estreia a segunda metade, com nove novos episódios, da série espanhola…” o termo destacado transmite a ideia de:
A)tempo
B)causa
C)oposição
D)alternância
05.Analise o excerto:”O desafio da Netflix agora será manter o público, ********boa parte dos fãs já assistiu ao final da história…” Assinale na alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima:
A)já que
B)desde que
C)uma vez que
D)sempre que
Textos para às questões 06 a 08
Texto I – Anti-Amor (part. Jorge e Mateus) -Gustavo Mioto
Tô aqui pra te contar
Por aqui tá tudo em paz, tudo bem
Eu já nem te amo mais
Comecei a me tratar de você, e quer saber?
Te esqueci há uma semana atrás
E aquela loucura de mudar pra Salvador
Esquece, eu nem gosto de calor [… ]
Coração receitou
De 8 em 8 horas, uma dose de anti-amor
Já tomei, funcionou
Eu sou paciente, coração é meu doutor
PS: Hoje eu ganhei alta
Nem sinto mais sua falta [… ] https://www.letras.mus.br
Texto II
Um Ser Amor – Paula Fernandes
Você veio inteiro, veio como o dia
Livre como o vento numa tarde fria
[… ]Feito um vendaval em mim
Varreu as nuvens da minha solidão
E eu, me apaixonei perdidamente por você
Agora sou, bem mais que sei
Um ser amor. Amar alguém
É viajar pra terra onde ninguém vai
Amar alguém
É deixar fluir os sentimentos
Ser capaz de amar. Amar simplesmente [… ]https://www.letras.mus.br
06.As duas canções :
A) Apresentam o mesmo esquema de rimas. (A,B,C,D)
B)Possuem apenas rimas paralelas.
C)Tratam do mesmo tema, porém, no texto I o eu lírico está desiludido em relação ao amor.
D)Não tratam do mesmo tema, porque no texto II o eu lírico está apaixonado.
07.O título da canção “Anti-Amor” de acordo com o Novo Acordo Ortográfico:
A) está correto com o uso do hífen, porque o sufixo exige hífen diante de vogal diferente a dele.
B)está incorreto, porque o sufixo anti exige hífen, apenas diante de palavras iniciadas por consoante H.
C)está incorreto, porque o prefixo anti exige hífen, apenas diante de palavras com vogal idêntica à do prefixo.
D) está incorreto, porque o prefixo anti exige hífen, diante de palavras iniciadas por consoante H e vogal idêntica à do prefixo, nesse exemplo, a palavra “amor”deverá unir-se ao prefixo anti e, formar o termo “antiamor”.
08.Analise os versos a seguir:
I.“…Agora sou, bem mais que sei…”
II.”…É viajar pra terra onde ninguém vai…”
III.”… E aquela loucura de mudar pra Salvador…”
IV.”… Eu sou paciente, coração é meu doutor…”
Os versos que apresentam linguagem informal são:
A)I e II
B)II e III
C)I e III
D)I e IV
Por Rosiane Fernandes
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial