Início Série7º ano Avaliação de Língua Portuguesa – 7º ou 8º ano

Avaliação de Língua Portuguesa – 7º ou 8º ano

por Rosiane Fernandes

    Avaliação de Língua Portuguesa voltada para estudantes do sétimo ou oitavo ano. Esta consiste na análise das letras das canções: Anti-amor Gustavo Mioto e Um Ser Amor – Paula Fernandes. Também de forma contextualizada,  os estudantes deverão realizar a análise de conjunções, aposto, tipo de sujeito e linguagem informal.

    Esta avaliação está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

 

Avaliação de Língua Portuguesa

Textos para às questões 01 a 05

Texto I

The Walking Dead é baseada na série de quadrinhos homônima criada por Robert Kirkman. No seriado, descobriremos como é a vida na Terra após um apocalipse zumbi, em que a enorme maioria da população da terra foi infectada por um vírus misterioso que os transforma em mortos-vivos. Os poucos humanos que sobreviveram à epidemia agora devem se unir para encontrar um novo lar, longe dos zumbis. [… ] O grupo é liderado por Rick Grimes (Andrew Lincoln), um policial que acordou sozinho em um hospital cercado por mortos-vivos e agora procura sua esposa, Lori (Sarah Wayne Callies), e seu filho. Ele se junta a Shane (Jon Bernthal), seu ex-parceiro na polícia; Andrea (Lauren Holden), uma das duas irmãs que escapou da praga; Glenn (Steven Yeun), um varredor de ruas experiente; entre outros humanos igualmente assustados que lutam para escapar do vírus.                                                               http://www.minhaserie.com.br/serie/488-the-walking-dead

Texto II

Oito habilidosos ladrões se trancam na Casa da Moeda da Espanha com o ambicioso plano de realizar o maior roubo da história e levar com eles mais de 2 bilhões de euros. [… ]  http://www.adorocinema.com/series/serie-21504/   Será que o Professor (Álvaro Morte) conseguirá coordenar o roubo à Casa da Moeda da Espanha “sem feridos e com o apoio da população”, conforme planejado? A pergunta que não sai da cabeça de quem assistiu à primeira parte de La casa de papel começará a ser respondida nesta sexta-feira (6), quando estreia a segunda metade, com nove novos episódios, da série espanhola. O desafio da Netflix agora será manter o público, ******* boa parte dos fãs já assistiu ao final da história, disponível na internet desde novembro.   [… ]
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2018/04/06/internas_viver,747747/desfecho-de-la-casa-de-papel-chega-a-netflix-e-divide-opiniao-de-amor.shtml

 

01.No trecho “que os transforma em mortos-vivos” referente ao texto I, o termo destacado transmite a ideia de:            

A)explicação

B)soma

C)conclusão

D)oposição

 

02.No excerto : “Ele se junta a Shane (Jon Bernthal), seu ex-parceiro na polícia; Andrea (Lauren Holden), uma das duas irmãs que escapou da praga;”, os termos destacados explicam os termos anteriores, ou seja,  especifica-os de uma forma  melhor, por isso eles estão separado dos demais termos da oração por vírgula ou  dois-pontos. Em Língua Portuguesa esse recurso denominamos de :

A)aposto

B)vocativo

C)sujeito

D)predicado

 

03.Identifique o sujeito expresso na oração a seguir:

“Oito habilidosos ladrões se trancam na Casa da Moeda da Espanha.”

A)simples

B)composto

C)indeterminado

D)oculto

 

04.No trecho “quando estreia a segunda metade, com nove novos episódios, da série espanhola…” o termo destacado transmite a ideia de:

A)tempo

B)causa

C)oposição

D)alternância

 

05.Analise o excerto:”O desafio da Netflix agora será manter o público, ********boa parte dos fãs já assistiu ao final da história…” Assinale na alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima:

A)já que

B)desde que

C)uma vez que

D)sempre que

 

Textos para às questões 06 a 08

Texto I – Anti-Amor (part. Jorge e Mateus) -Gustavo Mioto

Tô aqui pra te contar

Por aqui tá tudo em paz, tudo bem

Eu já nem te amo mais

Comecei a me tratar de você, e quer saber?

Te esqueci há uma semana atrás

E aquela loucura de mudar pra Salvador

Esquece, eu nem gosto de calor […  ]

Coração receitou

De 8 em 8 horas, uma dose de anti-amor

Já tomei, funcionou

Eu sou paciente, coração é meu doutor

PS: Hoje eu ganhei alta

Nem sinto mais sua falta [… ] https://www.letras.mus.br

Texto II

Um Ser Amor – Paula Fernandes

Você veio inteiro, veio como o dia

Livre como o vento numa tarde fria

 [… ]Feito um vendaval em mim

Varreu as nuvens da minha solidão

E eu, me apaixonei perdidamente por você

Agora sou, bem mais que sei

Um ser amor. Amar alguém

É viajar pra terra onde ninguém vai

Amar alguém

É deixar fluir os sentimentos

Ser capaz de amar. Amar simplesmente  [… ]https://www.letras.mus.br

 

06.As duas canções :

A) Apresentam o mesmo esquema de rimas. (A,B,C,D)

B)Possuem apenas rimas paralelas.

C)Tratam do mesmo tema, porém, no texto I o eu lírico está desiludido em relação  ao  amor.

D)Não tratam do mesmo tema, porque no texto II o eu lírico está apaixonado.

 

07.O título da canção “Anti-Amor”  de acordo com o Novo Acordo Ortográfico:

A) está correto com o uso do hífen, porque o sufixo exige hífen diante de vogal diferente a dele.

B)está incorreto, porque o sufixo anti exige hífen,  apenas diante de palavras iniciadas por consoante H.

C)está incorreto, porque o prefixo anti exige hífen,  apenas diante de palavras com vogal idêntica à do prefixo.

D) está incorreto, porque o prefixo anti exige hífen, diante de palavras iniciadas por consoante H e vogal idêntica à do prefixo, nesse exemplo, a palavra “amor”deverá unir-se ao prefixo anti e, formar o termo “antiamor”.

 

08.Analise os versos a seguir:

I.“…Agora sou, bem mais que sei…”

II.”…É viajar pra terra onde ninguém vai…”

III.”… E aquela loucura de mudar pra Salvador…”

IV.”… Eu sou paciente, coração é meu doutor…”

Os versos que apresentam linguagem informal são:

A)I e II

B)II e III

C)I e III

D)I e IV

 

Por Rosiane Fernandes
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

Deixe um Comentário