Atividade de português, direcionada aos estudantes do primeiro ou segundo ano do ensino fundamental, com leitura e interpretação do poema de Pedro Bandeira intitulado: ”Quem eu sou?”.
Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word; pronto para impressão em PDF, e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Quem eu sou? – 1º ou 2º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Quem eu sou? – 1º ou 2º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Quem eu sou? – 1º ou 2º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Quem eu sou?
Eu às vezes não entendo!
As pessoas têm um jeito
de falar de todo mundo
que não deve ser direito.
Em cada lugar que eu vou,
na escola, na rua também,
ouço dizerem assim,
quando se fala de alguém:
-Você conhece Fulano,
que chegou de uma viagem?
-O pai dele é muito rico,
tem dois carros na garagem!
– E o Maneco, lá do clube?
Pensa que é rico também?
Precisa ver que horrível
o tênis que ele tem!
Aí fico pensando
que isso não está bem.
As pessoas são quem são,
ou são o que elas têm?
Eu queria que comigo
fosse tudo diferente
Se alguém pensasse em mim,
Soubesse que eu sou gente.
Falasse do que eu penso,
Lembrasse do que eu falo,
Pensasse no que eu faço,
Soubesse por que me calo!
Porque eu não sou o que visto.
Eu sou do jeito que estou!
Não sou também o que eu tenho.
Eu sou mesmo quem eu sou!
(Pedro Bandeira.Palavras de encantamento.Maristela Petrili de Almeida, Pascoal Soto (coord.).São Paulo, Moderna, 2001.)
Questões
1) Quem é o autor do texto que você leu?
R.
2) De onde esse texto foi retirado?
R.
3) Complete:
O texto “Quem eu sou?” de Pedro Bandeira é um ________. Cada linha desse texto chama-se________, e cada conjunto de versos chama-se_____________.
A primeira , e a última estrofe possuem _____versos. A segunda e a terceira estrofe possuem ______ versos.
4) Ao ler o texto você percebeu som parecido nas palavras? Escreva essas palavras abaixo:
R.
5) Releia os versos abaixo:
“Eu às vezes não entendo!
As pessoas têm um jeito
de falar de todo mundo
que não deve ser direito”.
Como você acha que a pessoa que fala no poema está se sentindo? Por quê?
6) Observe o traço que inicia os versos 5,7 e 9. O que ele indica?
a) ele indica a fala da pessoa que fala no poema.
b) ele indica as falas de outras pessoas que comentam dos outros.
7) Sua tarefa agora é encontrar palavras que tenha o mesmo som das palavras destacadas nos versos a seguir e escrevê-las nos espaços em branco. Peça a ajuda do seu colega!
a) ”As pessoas têm um jeito”.
b) ”Eu sou mesmo quem eu sou”.
c) ”Que isso não está bem”.
d) ”Que chegou de uma viagem”.
e) ”lembrasse do que eu falo”.
f) ”de falar de todo mundo.”
8) Quem é Pedro Bandeira?
R.
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial
5 comentários
Muito bom, muito bom mesmo.
Atividades muito bem elaboradas. muito bom!
muito bom
Amei suas sugestões,obrigada
Parabéns! ótimos textos.