Início Atividades Interpretação do texto: Um sapato em cada pé – 4º e 5º ano

Interpretação do texto: Um sapato em cada pé – 4º e 5º ano

por acessaber

    Atividade de interpretação e análise do texto, voltada a alunos do quarto ou quinto ano, com base no texto “Um sapato em cada pé”.

    Esta atividade de interpretação de texto está disponível em dois formatos Word (um modelo que pode ser editado), em PDF (pronto para imprimir) e com respostas. 

 

    Faça o Download do modelo em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

UM SAPATO EM CADA PÉ

    Esta é a história de dois pezinhos.

    Um pé esquerdo e um direito. Quem olhava assim rápido nem via muita diferença entre eles. Podia achar que um fosse o reflexo do outro como num espelho, mas eram muito diferentes.

    O esquerdo tinha o dedão mais gordinho e gostava de futebol. O direito morria de cócegas e adorava balé.

    O esquerdo preferia usar tênis.  Já o direito, por ele vivia descalço.

    O esquerdo, muito vaidoso, ficava feliz de unhas cortadas. O direito, mais desleixado, às vezes cheirava chulé.

    Como os pezinhos dependiam de sua dona, viviam fazendo acordos:

    – Tá bom, eu vou para trás na hora do arabesque, lá na aula de balé – dizia o esquerdo. – Mas, no futebol, eu chuto a bola.

    – Legal. – concordava o direito. – Mas, quando a gente estiver dançando, não fique reclamando que a sapatilha aperta.

    Conversavam sempre à noite, quando Mariana, a dona deles, dormia. Assim, podiam se entender melhor.

    Uma noite, Mariana perdeu o sono. Enquanto contava carneirinhos, ouviu uma vozinha dizendo assim:

    – Tomara que amanhã ela ponha meia rosa.

    A menina levou um susto. Levantou a cabeça do travesseiro, a tempo de ouvir o pé direito responder:

    – Ah, não. Gosto mais daquelas de listrinhas azuis.

    Mariana não podia acreditar no que via e ouvia. Os pezinhos continuaram:

    – Esqueceu que amanhã tem aula de futebol? – lembrou o esquerdo. – Ela sempre põe meias cor-de-rosa quando vai jogar.

    – Droga, então vai vestir as chuteiras também. Depois você reclama se eu fico cheirando a chulé.

    – Vou marcar um golaço, duvida? – gabou o esquerdo.

    –  Não, sei que graça você vê em futebol! – suspirou o direito.

    Mariana fez uma cara de quem tinha descoberto a América:

    – Então é por isso que eu chuto melhor com a esquerda!

    Os pezinhos prosseguiram no papo:

    – Não ligue. À tarde, ela vai na aula de dança e ai você fica feliz.

    – Vou fazer a melhor pirueta da minha vida, me espere!

    A menina se surpreendeu mais uma vez:

    – Por isso eu arraso quando fico na ponta do pé direito!

    Comovida, Mariana pensou no esforço que seus pezinhos faziam para se entenderem, apesar das diferenças. Pensou também como seria se todas as pessoas fizessem o mesmo.

    Afundou no travesseiro e dormiu.

    Na manhã seguinte, ela resolveu fazer uma surpresa para os seus pés. No esquerdo, vestiu a meia rosa e a chuteira. No direito, a meia listradinha de azul e a sapatilha. Foi para escola assim, com um pé de cada jeito.

    Quando pisou na sala de aula, seus colegas começaram a caçoar dela. Mariana tentou explicar que seus pés eram diferentes um do outro e que isso não tinha o menor problema. Mas a turma não parava de rir.

    Mariana descobriu como era difícil ser diferente. Só porque não usava sapatos iguais como todo mundo, tinha virado motivo de riso. Morrendo de raiva, ela foi chorar na biblioteca.

    Escondida atrás de uma estante, abaixou-se para ficar mais perto de seus pés. Acariciando ora o esquerdo, ora o direito, e disse:

    – Não liguem para esses bobos. Eu não vou deixar de gostar de vocês só porque são diferentes um do outro.

    Estava nisso quando alguém se aproximou. Mariana olhou pela fresta de uma prateleira e tudo que viu foi dois pés. Um estava calçado com tênis. O outro, com chinelo de praia.

    A menina levantou os olhos, maravilhada. Deu de cara com o Edgar, o novo colega de escola. Ele estendeu-lhe a mão dizendo:

    – Não chore, Mariana. Nenhum PÉ É IGUAL AO OUTRO.

    Foram os dois para o pátio. Ela já nem ligava mais para a zoada dos colegas. Mariana só ficava pensando num jeito de apresentar seus pés aos pés de Edgar.

Cláudio Fragata. In: Recreio Especial: Era uma vez…, n. 1. São Paulo, Abril, s/d.

 

Vocabulário

arabesque: constitui uma das poses básicas do Ballet Clássico.

gabou: orgulhou-se

 

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1)    Descreva na tabela abaixo, quais as diferenças que existem entre os dois pezinhos:

Pé direitoPé esquerdo
  
  
  
  
  

 

 

 

 

 

2)     “A menina perdeu o sono e levou um susto.”

a)    O que aconteceu para surpreender a menina?

R:

 

3)    Qual foi a grande descoberta de Mariana?

R:

 

4)    Qual é a opção que mostra a reação dos colegas em relação a Mariana:

 (   ) medo                              (   ) preconceito                    (   ) raiva                             (   ) simpatia

 

5)    Qual foi o fato que levou Mariana a se sentir diferente?

R:

 

6)     Qual é a lição que Mariana aprendeu?

R:

 

 

ANÁLISE TEXTUAL

 

1)    Qual é o título do texto?

R:

 

2)    Qual é o tema?

R:

 

3)    Quem é o autor?

R:

 

4)    Quantos parágrafos contém?

R:

 

5)    Quantas frases existem no texto?

R:

 

6)    Quantos e quais são os personagens?

R:

 

7)    Qual é o gênero deste texto? Justifique sua resposta.

R:

 

 

Por ACESSABER

24 comentários

necessito do gabarito 16 de maio - 18:31

Sou professora e dei esta atividade, mas não consigo localizar o gabarito.Onde conseguir?

Responder
Luciana 13 de outubro - 17:42

Preciso do gabarito desta atividade. Obrigada

Responder
lu 14 de outubro - 17:13

o gabarito está no link la em cima em (RESPOSTA) antes do cabeçalho

Responder
Dionee 24 de junho - 6:48

Bom dia, gostaria de ter o gabarito do texto Um sapato em cada pe. E bonito e gostaria de confrontar as minhas respostas com as da autora.

Responder
acessaber 18 de setembro - 11:48

Olá o gabarito com as respostas está disponível para download ou impressão, logo abaixo dos links da atividade.

Responder
Maria Gorete 18 de outubro - 14:45

Muito bons os textos. Amei!

Responder
Emersom 30 de março - 16:06

Lixo

Responder
mari 7 de julho - 12:15

Gostaria do gabarito por favor!

Responder
acessaber 18 de setembro - 11:49

Publicamos o gabarito.

Responder
Edemar 22 de julho - 21:19

Acho q deva fazer uma correção na fala “vestir a chuteira”

Responder
acessaber 23 de julho - 9:23

O termo vestir também é correto quando usado para um calçado, afinal o calçado também é uma vestimenta.
Mas mesmo assim muito obrigado pela atenção. E continue aproveitando o site.

Responder
regina 26 de agosto - 15:23

estou usando para alunos aulas de reforço textos excelentes

Responder
Teresa Fernandes 5 de outubro - 20:44

Amei os textos :: Muito bons !!

Responder
queylla santos 19 de novembro - 10:54

parabéns!!! amei o texto minha professora passou para nos eu gostei parabéns pelo esforço e uma boa tarde para vocês !!!

Responder
Nazaré 6 de fevereiro - 12:36

otimo texto !

Responder
leticia 21 de fevereiro - 18:48

esse texto é bom copiei ele em 4 páginas

Responder
Kamilla da Silva Araújo 24 de março - 13:34

Não consegui fazer as respostas,alguém sabe como faz?Obrigada desde já.

Responder
acessaber 24 de março - 14:25

Kamila clique neste link http://acessaber.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Int_Um-sapato-em-cada-p%C3%A9.doc?8200eb que vai abrir a atividade em Word, ai você vai poder responder

Responder
victorgamer123 20 de maio - 15:35

valeu acessaber

Responder
alice gabrielle 3 de junho - 19:59

Legallllll
daoraaaaaaaaaaaaa

Responder
Daniele Nascimento 2 de julho - 1:13

Muito obrigada só sabe o quanto essas atividades são benéficas quem é mãe.

Responder
Bianca 11 de abril - 19:21

essa atividade é um show kkkkkk!

Responder
evelyn 24 de outubro - 12:18

quem e o autor?

Responder
Maria Laura Ferreira Amaral Roberto 8 de fevereiro - 13:56

Muito bom adorei

Responder

Deixe um Comentário