Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o Wolverine real. Já ouviu falar dele? Não é aquele mutante do filme, viu? O texto nos apresenta o Gulo gulo, animal que inspirou a criação do personagem do filme! Ficou curioso (a) para conhecê-lo? Então, leia o texto Você sabia que o Wolverine existe? Na sequência, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Você sabia que o Wolverine existe – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Você sabia que o Wolverine existe – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Você sabia que o Wolverine existe – 6º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Você sabia que o Wolverine existe?
Faro aguçado, muita força, temperamento briguento e garras potentes. Qualquer semelhança com um famoso mutante não é mera coincidência. Estamos falando mesmo do Wolverine! Mas, este não está nos quadrinhos, nas telas de cinema, na fala e não encanta as mocinhas. Para os cientistas, ele é o Gulo gulo, mamífero da família dos mustelídeos – parente das lontras e da ariranha – e dono das características que inspiraram a criação do herói da ficção.
Gulo gulo é popularmente conhecido como carcaju, glutão ou Wolverine. É um animal encontrado no hemisfério norte, tanto na América quanto no continente europeu. Ele tem uma camada grossa de pelo marrom, que o protege do frio e da neve. Visivelmente forte, mede cerca de quarenta centímetros de altura e pesa até trinta quilos.
O Wolverine real, como o herói mutante, também é de poucos amigos, adora uma briga e é muito corajoso. Ele pode espantar raposas e lobos de carcaças de animais, prato que está no seu cardápio. Além disso, gosta de comer ovos de aves e frutos. Suas garras não são de adamantium – a liga metálica inventada para o Wolverine da ficção –, mas são extremamente potentes, usadas com muita habilidade para cavar buracos no solo em busca de roedores e para a construção de abrigos.
Incansável como o herói, o Wolverine real também é andarilho. Às vezes, caminha até quinze quilômetros sem descansar, podendo se afastar, depois de muitos meses, quase 400 quilômetros do local onde nasceu.
Wolverines de verdade, assim como o famoso, não são lá muito sociáveis, mas gostam de namorar. Porém, na vida real, os machos só ficam junto das fêmeas na época reprodutiva, para ter os filhotes em segurança. Entre os machos não há tolerância. Eles não dividem o mesmo espaço.
O Wolverine que encontramos na natureza é acusado de atacar animais domésticos, como as ovelhas. Por isso, costuma ser alvo de caçadores descontentes com sua prática e que fazem casaco com a sua pele.
Agora, quando alguém vier lhe contar que viu o Wolverine ao vivo e em cores, pode ir logo perguntando se foi em algum zoológico!
Rodrigo Hirata Willemart. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 211, p. 18. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Mas, este não está nos quadrinhos, nas telas de cinema, na fala e não encanta as mocinhas.”, o autor do texto refere-se:
Questão 2 – Identifique o trecho em que o autor expõe um hábito do Wolverine real:
( ) “Ele tem uma camada grossa de pelo marrom […]”
( ) “Visivelmente forte, mede cerca de quarenta centímetros de altura […]”
( ) “Além disso, gosta de comer ovos de aves e frutos.”
Questão 3 – Em “[…] que o protege do frio e da neve.”, o vocábulo “o”:
( ) retoma o Gulo gulo.
( ) apresenta o Gulo gulo.
( ) caracteriza o Gulo gulo.
Questão 4 – No fragmento a seguir, o autor estabelece uma comparação entre o Wolverine real e o herói mutante. Sublinhe a palavra que explicita essa comparação:
“O Wolverine real, como o herói mutante, também é de poucos amigos […]”
Questão 5 – O trecho “prato que está no seu cardápio” retoma:
( ) “raposas”
( ) “lobos”
( ) “carcaças de animais”
Questão 6 – Na oração “[…] são extremamente potentes […]”, o termo destacado:
( ) define uma característica das garras do Wolverine real.
( ) intensifica uma característica das garras do Wolverine real.
( ) especifica uma característica das garras do Wolverine real.
Questão 7 – Em “Às vezes, caminha até quinze quilômetros […]”, a parte grifada aponta para:
( ) um fato repentino na vida do Wolverine real.
( ) um fato constante na vida do Wolverine real.
( ) um fato esporádico na vida do Wolverine real.
Questão 8 – Na frase “Por isso, costuma ser alvo de caçadores descontentes com sua prática […]”, a que prática do Wolverine real o texto se refere?
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.