Interpretação de texto, “Você é o que você come”, destinada aos estudantes inseridos no 1º ano do Ensino Médio. O texto informa a respeito da obesidade infantil no Brasil, por meio da apresentação de dados preocupantes e de recomendações que visam ao combate do referido problema de saúde.
Esta atividade de português está disponível em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Você pode baixar esta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Você é o que você come – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Você é o que você come – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Você é o que você come – 1º ano do ensino médio Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Você é o que você come
Está provado em pesquisas que crianças que mantêm um bom hábito alimentar e que controlam seu peso têm maior probabilidade de se tornarem adultos saudáveis e sempre de bem com a balança. A lógica inversa, infelizmente também se confirma: crianças que passam a infância acima de seu peso normal tendem a se transformar em adultos obesos e em constante “briga” com a balança.
Hoje, o Brasil ostenta um título nada agradável: campeão mundial de crianças de até cinco anos com sobrepeso (entre 10% e 15% do ideal). Por isso mesmo, pais e responsáveis por elas têm a missão de orientar e reeducar seus pequenos para evitar uma grande epidemia de obesidade, doença tratada com muita preocupação em todo o mundo. Alimentações regradas, moderadas, cinco vezes ao dia e sempre com hora marcada são uma boa fórmula para começar a botar a casa em ordem e melhorar a saúde da criançada.
“O Globo Esportes”, 17 de julho de 2010.
Questões
Questão 1 – Identifique o assunto do texto:
R:
Questão 2 – Transcreva as orientações, apresentadas no texto, concernentes ao combate à obesidade:
R:
Questão 3 – Em “[…] tendem a se transformar em adultos obesos e em constante “briga” com a balança.”, o termo evidenciado poderia ser substituído por:
a) consequente
b) incessante
c) preocupante
d) inquietante
Questão 4 – Observe:
“[…] pais e responsáveis por elas têm a missão de orientar e reeducar seus pequenos […]”.
a) Identifique o referente do verbo sublinhado:
b) Explique o porquê do acento circunflexo no verbo destacado:
c) Localize no texto outro exemplo de verbo que segue a mesma regra:
Questão 5 – Releia o primeiro parágrafo. Em seguida, explique a utilização das aspas na palavra “briga”:
R:
Questão 6 – Analise:
“Hoje, o Brasil ostenta um título nada agradável […]”.
O termo destacado nesse trecho instaura uma relação no texto de:
a) adversidade
b) conformidade
c) proporção
d) tempo
Questão 7 – Reveja:
“Está provado em pesquisas que crianças que mantêm um bom hábito alimentar […]”.
A forma com que o texto foi introduzido exerce a finalidade de, exceto:
a) Funcionar como argumento de autoridade.
b) Transmitir confiabilidade ao leitor.
c) Atestar que as informações contidas no texto apresentam respaldo científico.
d) Demonstrar que se trata de um assunto relativo à área da saúde.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.