Início Atividades Interpretação de texto: Você é o que você come – 1º ano do ensino médio

Interpretação de texto: Você é o que você come – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, “Você é o que você come”, destinada aos estudantes inseridos no 1º ano do Ensino Médio. O texto informa a respeito da obesidade infantil no Brasil, por meio da apresentação de dados preocupantes e de recomendações que visam ao combate do referido problema de saúde. 

    Esta atividade de português está disponível em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Você pode baixar esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

Leia:

Você é o que você come

    Está provado em pesquisas que crianças que mantêm um bom hábito alimentar e que controlam seu peso têm maior probabilidade de se tornarem adultos saudáveis e sempre de bem com a balança. A lógica inversa, infelizmente também se confirma: crianças que passam a infância acima de seu peso normal tendem a se transformar em adultos obesos e em constante “briga” com a balança.

    Hoje, o Brasil ostenta um título nada agradável: campeão mundial de crianças de até cinco anos com sobrepeso (entre 10% e 15% do ideal). Por isso mesmo, pais e responsáveis por elas têm a missão de orientar e reeducar seus pequenos para evitar uma grande epidemia de obesidade, doença tratada com muita preocupação em todo o mundo. Alimentações regradas, moderadas, cinco vezes ao dia e sempre com hora marcada são uma boa fórmula para começar a botar a casa em ordem e melhorar a saúde da criançada.

“O Globo Esportes”, 17 de julho de 2010.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o assunto do texto:

R:

 

 Questão 2 – Transcreva as orientações, apresentadas no texto, concernentes ao combate à obesidade:

R:

 

 Questão 3 – Em “[…] tendem a se transformar em adultos obesos e em constante “briga” com a balança.”, o termo evidenciado poderia ser substituído por:

a) consequente

b) incessante

c) preocupante

d) inquietante

 

Questão 4 – Observe:

“[…] pais e responsáveis por elas têm a missão de orientar e reeducar seus pequenos […]”.

a) Identifique o referente do verbo sublinhado:

 

b) Explique o porquê do acento circunflexo no verbo destacado:

 

c) Localize no texto outro exemplo de verbo que segue a mesma regra:

 

 

Questão 5 – Releia o primeiro parágrafo. Em seguida, explique a utilização das aspas na palavra “briga”:

R:

 

 Questão 6 – Analise:

Hoje, o Brasil ostenta um título nada agradável […]”.

O termo destacado nesse trecho instaura uma relação no texto de:

a) adversidade

b) conformidade

c) proporção

d) tempo

 

Questão 7 – Reveja:

Está provado em pesquisas que crianças que mantêm um bom hábito alimentar […]”.

A forma com que o texto foi introduzido exerce a finalidade de, exceto:

a) Funcionar como argumento de autoridade.

b) Transmitir confiabilidade ao leitor.

c) Atestar que as informações contidas no texto apresentam respaldo científico.

d) Demonstrar que se trata de um assunto relativo à área da saúde.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário