Interpretação de texto: Vivendo e aprendendo – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre um burro velho. Certa vez, os tropeiros precisavam fazer uma viagem longa e os burros transportariam muitas cargas. Os tropeiros decidiram que cada um desses animais deveria escolher a sua carga e que o primeiro a fazê-lo seria o burro mais velho. Ele, para a zoeira dos outros, escolheu a carga mais pesada. Que carga é essa? Por que ele a escolheu? Ficou curioso (a) para saber a continuidade da história? Então, leia com atenção o texto Vivendo e aprendendo. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável no Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                         DATA:

PROF:                                                                              TURMA:

NOME:

Leia com atenção o texto abaixo. Depois, responda às questões interpretativas propostas:

Vivendo e aprendendo

    Certa vez, um grupo de tropeiros tinha de fazer uma longa viagem e havia muita carga para ser levada pelos burros.

    Resolveram, então, deixar que cada burro escolhesse o que queria carregar e a escolha deveria ser feita por ordem de idade.

    Vai que o mais velho dos burros, o primeiro da lista, escolheu justamente o balaio maior, o mais pesado de todos, aquele que levava a comida dos tropeiros.

    Os outros burros zurraram de tanto rir:

    – Mas que burro! Quanto mais velho, mais burro!

    E lá se foi o burrinho velho, arcado sob o peso do balaio e das gozações dos companheiros. Mas, por dentro, ficava pensando:

    “Ri melhor quem ri por último!”

    Mas, à medida que a viagem seguia seu rumo, a cada parada os homens serviam-se da comida do balaio carregado pelo velho burro.

    Assim, em poucos dias, andava ele muito feliz e lampeiro, folgado com seu balaio quase vazio.

    Enquanto isso, os outros burros que o haviam ridicularizado, arfavam com o peso de suas cargas, que não tinha diminuído nem um pouquinho!

Disponível em: <http://www.bibliotecapedrobandeira.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história:

(     ) o burro mais velho escolheu transportar a carga mais pesada.

(     ) os tropeiros decidiram que cada burro deveria escolher a carga que transportaria.

(     ) os tropeiros precisavam fazer uma viagem longa e os burros transportariam muitas cargas.

 

Questão 2 – No trecho “[…] a escolha deveria ser feita por ordem de idade.”, o narrador expõe:

(     ) a dúvida dos tropeiros quanto à escolha da carga.

(     ) a sugestão dos tropeiros quanto à escolha da carga.

(     ) a orientação dos tropeiros quanto à escolha da carga.

 

Questão 3 – Na fala “Quanto mais velho, mais burro!”, o vocábulo “burro” funciona como:

(     ) adjetivo.

(     ) pronome.

(     ) substantivo.

 

Questão 4 – No trecho “E lá se foi o burrinho velho, arcado sob o peso do balaio e das gozações dos companheiros.”, a palavra grifada indica:

(     ) a soma de fatos.

(     ) a oposição de fatos.

(     ) a alternância de fatos.

 

Questão 5 – Em “Ri melhor quem ri por último!”, as aspas assinalam:

(     ) o pensamento do narrador.

(     ) o pensamento do burro mais velho.

(     ) o pensamento dos burros mais novos.

 

Questão 6 – Na passagem “Mas, à medida que a viagem seguia seu rumo […]”, a expressão destacada exprime a ideia de:

(     ) condição.

(     ) finalidade.

(     ) proporção.

 

Questão 7 – No segmento “Enquanto isso, os outros burros que o haviam ridicularizado […]”, o termo sublinhado foi empregado para:

(     ) retomar o velho burro.

(     ) apresentar o velho burro.

(     ) caracterizar o velho burro.

 

Questão 8 – O que significa dizer que os outros burros “arfavam com o peso de suas cargas”?

(     ) Significa dizer que os outros burros ofegavam com o peso de suas cargas.

(     ) Significa dizer que os outros burros sufocavam com o peso de suas cargas.

(     ) Significa dizer que os outros burros transpiravam com o peso de suas cargas.

 

Questão 9 – No final da história, percebe-se que a escolha do burro velho se revelou:

(     ) sábia.

(     ) infrutífera.

(     ) inconsequente.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: