Interpretação de texto: Usinas hidrelétricas – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre usinas hidrelétricas. Que tal conhecer melhor essas usinas? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Usinas Hidrelétricas: do movimento das águas à eletricidade

    É incrível pensar que a primeira hidrelétrica só foi construída pouco antes do início do século XX, já que o funcionamento básico dela é semelhante ao de um moinho movido à água, em diferentes proporções. O Brasil ganhou sua primeira usina hidrelétrica nessa época, na cidade mineira de Diamantina, utilizando a correnteza das águas do rio Ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha. Com o racionamento de carvão após a Segunda Guerra, as hidrelétricas já não eram responsáveis apenas pela iluminação pública, mas também serviam como fonte dos bondes elétricos de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

    Assim como um moinho tem a sua roda para moer grãos e chegar no produto final, as usinas hidrelétricas possuem as turbinas. Conectadas a um gerador, elas ajudam a produzir a energia que mais tarde é levada ao transformador. A partir dali, a eletricidade pode ser encaminhada para os distribuidores e chegar pronta na casa dos consumidores. Atualmente no mundo, cerca de um quinto da energia elétrica vem de usinas hidrelétricas, o que corresponde ao que poderia ser produzido através da queima de cinco bilhões de barris de petróleo. A potência hidrelétrica do Brasil responde pela iluminação de 92,4% do país.

    Mesmo utilizando um recurso natural e limpo para a produção da energia, a construção de uma hidrelétrica pode gerar um desequilíbrio ambiental muito grande. Tudo porque para que uma usina funcione adequadamente, a quantidade de água do rio deve ser padronizada, o que naturalmente é impossível, já que há estações de secas e cheias. Para nivelar a vazão do rio, barreiras são construídas, alagando grandes regiões e alocando pessoas e animais. A flora local é a parte mais prejudicada, porque muitas vezes são apenas alagadas, sem a possibilidade de serem replantadas. Os animais também sofrem com o deslocamento e muitas vezes não se adaptam ao novo habitat.

    […]

Manuela Musitano.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “[…] o funcionamento básico dela é semelhante ao de um moinho movido à água, em diferentes proporções.”, a autora do texto refere-se à:

 

Questão 2 – Identifique a cidade onde foi construída a primeira usina hidrelétrica brasileira:

(     ) São Paulo.

(     ) Diamantina.

(     ) Rio de Janeiro.

 

Questão 3 – Observe:

Assim como um moinho tem a sua roda para moer grãos e chegar no produto final, as usinas hidrelétricas possuem as turbinas.”

 A expressão destacada introduz:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma comparação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 4 – Em “[…] para que uma usina funcione adequadamente […]”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Sublinhe a seguir a finalidade da construção de barreiras:

“Para nivelar a vazão do rio, barreiras são construídas […]”

 

Questão 6 – Segundo a autora do texto, “a construção de uma hidrelétrica pode gerar um desequilíbrio ambiental muito grande”. Responda:

a) Por que essa construção pode prejudicar a flora?

b) Por que essa construção pode prejudicar a fauna?

 

Questão 7 – Aponte o trecho que contém uma opinião sobre um fato:

(     ) “É incrível pensar que a primeira hidrelétrica só foi construída pouco antes do início […]”

(     ) “[…] elas ajudam a produzir a energia que mais tarde é levada ao transformador.”

(     ) “A potência hidrelétrica do Brasil responde pela iluminação de 92,4% do país.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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