Início Série5º ano Interpretação de texto: Usinas hidrelétricas – 5º ano

Interpretação de texto: Usinas hidrelétricas – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre usinas hidrelétricas. Que tal conhecer melhor essas usinas? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Usinas Hidrelétricas: do movimento das águas à eletricidade

    É incrível pensar que a primeira hidrelétrica só foi construída pouco antes do início do século XX, já que o funcionamento básico dela é semelhante ao de um moinho movido à água, em diferentes proporções. O Brasil ganhou sua primeira usina hidrelétrica nessa época, na cidade mineira de Diamantina, utilizando a correnteza das águas do rio Ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha. Com o racionamento de carvão após a Segunda Guerra, as hidrelétricas já não eram responsáveis apenas pela iluminação pública, mas também serviam como fonte dos bondes elétricos de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

    Assim como um moinho tem a sua roda para moer grãos e chegar no produto final, as usinas hidrelétricas possuem as turbinas. Conectadas a um gerador, elas ajudam a produzir a energia que mais tarde é levada ao transformador. A partir dali, a eletricidade pode ser encaminhada para os distribuidores e chegar pronta na casa dos consumidores. Atualmente no mundo, cerca de um quinto da energia elétrica vem de usinas hidrelétricas, o que corresponde ao que poderia ser produzido através da queima de cinco bilhões de barris de petróleo. A potência hidrelétrica do Brasil responde pela iluminação de 92,4% do país.

    Mesmo utilizando um recurso natural e limpo para a produção da energia, a construção de uma hidrelétrica pode gerar um desequilíbrio ambiental muito grande. Tudo porque para que uma usina funcione adequadamente, a quantidade de água do rio deve ser padronizada, o que naturalmente é impossível, já que há estações de secas e cheias. Para nivelar a vazão do rio, barreiras são construídas, alagando grandes regiões e alocando pessoas e animais. A flora local é a parte mais prejudicada, porque muitas vezes são apenas alagadas, sem a possibilidade de serem replantadas. Os animais também sofrem com o deslocamento e muitas vezes não se adaptam ao novo habitat.

    […]

Manuela Musitano.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “[…] o funcionamento básico dela é semelhante ao de um moinho movido à água, em diferentes proporções.”, a autora do texto refere-se à:

 

Questão 2 – Identifique a cidade onde foi construída a primeira usina hidrelétrica brasileira:

(     ) São Paulo.

(     ) Diamantina.

(     ) Rio de Janeiro.

 

Questão 3 – Observe:

Assim como um moinho tem a sua roda para moer grãos e chegar no produto final, as usinas hidrelétricas possuem as turbinas.”

 A expressão destacada introduz:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma comparação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 4 – Em “[…] para que uma usina funcione adequadamente […]”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Sublinhe a seguir a finalidade da construção de barreiras:

“Para nivelar a vazão do rio, barreiras são construídas […]”

 

Questão 6 – Segundo a autora do texto, “a construção de uma hidrelétrica pode gerar um desequilíbrio ambiental muito grande”. Responda:

a) Por que essa construção pode prejudicar a flora?

b) Por que essa construção pode prejudicar a fauna?

 

Questão 7 – Aponte o trecho que contém uma opinião sobre um fato:

(     ) “É incrível pensar que a primeira hidrelétrica só foi construída pouco antes do início […]”

(     ) “[…] elas ajudam a produzir a energia que mais tarde é levada ao transformador.”

(     ) “A potência hidrelétrica do Brasil responde pela iluminação de 92,4% do país.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário