Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre uma libélula sertaneja. Ela foi descoberta no Parque Nacional Grande Sertão Veredas! Vamos saber mais a respeito dessa nova espécie? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05 e EF05LP06.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Uma libélula sertaneja – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Uma libélula sertaneja – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Uma libélula sertaneja – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Uma libélula sertaneja: pesquisadores encontram nova espécie em Minas
Descoberta foi feita no Parque Nacional Grande Sertão Veredas. É a segunda espécie nova de libélula descrita na área protegida em menos de um ano.
O sertão é onde manda quem é forte, já dizia sabiamente Guimarães Rosa. E é com a força de um laranja vibrante, que contrasta com o corpo preto, que uma pequena libélula se destaca na paisagem do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, no norte de Minas Gerais, divisa com a Bahia. O inseto, uma espécie até então desconhecida, recebeu o nome científico Argia sertaneja, uma homenagem, claro, ao sertão onde vive.
A libélula-sertaneja foi registrada por um time de cientistas do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e descrita em artigo publicado no periódico científico Zootaxa. O inseto foi encontrado no município mineiro de Chapada Gaúcha.
A descoberta fez parte de um grande esforço de pesquisa e coleta que durou 18 meses, entre 2022 e 2023, para documentar a diversidade de vespas e libélulas no parque.
No final do ano passado, outra espécie de libélula (Minagrion veredae) foi descrita para a ciência, fruto da mesma coleta feita pelos pesquisadores na unidade de conservação. O batismo é uma referência a outro elemento importante do parque: as veredas, vegetação que ocorre em áreas úmidas, como charcos, típicos do Cerrado. E o nome não é à toa, pois esse é o ambiente onde o inseto foi encontrado.
Duda Menegassi. Disponível em: <https://oeco.org.br/noticias/uma-libelula-sertaneja-pesquisadores-encontram-nova-especie-em-minas/>. Publicado em: 19 de julho de 2024. (Com corte).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) uma notícia.
( ) uma crônica.
( ) um artigo científico.
Questão 2 – Em “Descoberta foi feita no Parque Nacional Grande Sertão Veredas.”, a que descoberta o texto se refere?
Questão 3 – O texto revela que o nome científico Argia sertaneja se deve ao fato de:
( ) a espécie viver no sertão.
( ) a espécie ter tamanho pequeno.
( ) a espécie apresentar cores marcantes.
Questão 4 – Releia:
“A libélula-sertaneja foi registrada por um time de cientistas do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e descrita em artigo publicado no periódico científico Zootaxa.”
O vocábulo “e” assinala:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 5 – O trecho “O inseto foi encontrado no município mineiro de Chapada Gaúcha.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 6 – Segundo o texto, a segunda nova espécie de libélula, encontrada no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, foi descrita:
( ) em 2022.
( ) em 2023.
( ) em 2024.
Questão 7 – No segmento “[…] para documentar a diversidade de vespas e libélulas no parque.”, o vocábulo sublinhado indica:
( ) direção.
( ) destino.
( ) finalidade.
Questão 8 – Na passagem “[…] as veredas, vegetação que ocorre em áreas úmidas, como charcos, típicos do Cerrado.”, o termo “como”:
( ) inicia uma causa.
( ) introduz um exemplo.
( ) estabelece uma comparação.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.