Início Série5º ano Interpretação de texto: Uma gota – 5º ano

Interpretação de texto: Uma gota – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma gota. Sonhava em um dia, após vencer a correnteza e chegar ao encontro das águas, virar mar. Vamos ler essa história tão reflexiva? Em seguida, não deixe de responder às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Uma gota

    Havia uma gota em uma nascente de rio.

    Era uma simples gota, nada mais que isso.

    Mas em sua insignificância tinha uma utopia, um sonho.

    Sonhava em um dia, após vencer a correnteza e chegar ao encontro das águas, virar mar.

    Ora, quanta pretensão! Uma gota, uma simples gota, querendo virar mar…

    Era difícil, sabia ela, porém não impossível.

    E agarrando-se nesse fio de esperança, seguiu o seu curso natural de rio, sempre pensando no dia em que encontraria o oceano.

    Desafios foram surgindo: pedras, evaporação, galhos, entre outros obstáculos, mas ela nunca desistia.

    Outras gotas que partiram com ela não chegaram ao fim, ficaram pelo caminho.

    Ela, porém, talvez pela sua persistência, pela fé que tinha, de uma forma ou de outra, sabia que um dia chegaria lá; e de fato, chegou.

    Venceu todos os obstáculos, chegou ao encontro das águas e finalmente realizou seu grande sonho.

    Hoje aquela gota, aquela ínfima gota, é mar.

    Graças à sua persistência, conseguiu o que era considerado uma utopia, uma pretensão incomensurável.

    Não importa, hoje aquela gota é mar.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2013-04-06/uma-gota.htm>. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Qual a intenção do texto acima?

(     ) fazer refletir.

(     ) fazer um alerta.

(     ) fazer uma crítica.

 

Questão 2 – Em “Mas em sua insignificância tinha uma utopia, um sonho.”, o texto refere-se:

 

 

Questão 3 – No segmento “Sonhava em um dia, após vencer a correnteza e chegar ao encontro das águas, virar mar.”, o termo destacado indica:

(     ) soma.

(     ) oposição. 

(     ) alternância.

 

Questão 4 – Releia:

“E agarrando-se nesse fio de esperança, seguiu o seu curso natural de rio […]”

Qual fio de esperança?

 

Questão 5 – O fragmento “[…] sempre pensando no dia em que encontraria o oceano.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – Na passagem “Hoje aquela gota, aquela ínfima gota, é mar.”, o texto revela:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 7 – Observe:

Graças à sua persistência, conseguiu o que era considerado uma utopia, uma pretensão incomensurável.”

A expressão sublinhada:

(     ) introduz uma causa.

(     ) anuncia uma condição.

(     ) inicia uma consequência.

 

Questão 8 – Identifique o trecho que contém um comentário sobre um fato:

(     ) “Ora, quanta pretensão! Uma gota, uma simples gota, querendo virar mar…”

(     ) “Desafios foram surgindo: pedras, evaporação, galhos, entre outros obstáculos […]”

(     ) “Outras gotas que partiram com ela não chegaram ao fim, ficaram pelo caminho.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário