Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Uma carta para o pirata”. Já ouviu falar desse livro? Não? Então, leia a resenha! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Uma carta para o pirata – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Uma carta para o pirata – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Uma carta para o pirata – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
“Uma carta para o pirata”
Nesta história rimada e ricamente ilustrada, os leitores vão dar muita risada ao conhecer um pirata que não tem medo de (quase!) nada.
O pirata mais temido dos sete mares ama o que faz, mas tem só um probleminha na vida: não sabe nadar! E, corajoso do jeito que é, ele sabe que esse detalhe pode não pegar muito bem para o capitão de um grande navio. Ainda mais depois que ele recebe uma carta, anunciando a vinda da única pessoa capaz de balançar sua confiança de pirata!
Então, resolve dar um jeito no problema de uma vez por todas e aprender a nadar. Afinal, esse é o único jeito de evitar que seu maior pesadelo se torne realidade…
Contada em versos rimados em formato de cordel pela premiada multiartista Mari Bigio e com ilustrações extremamente divertidas de Rodrigo Chedid, essa é uma história perfeita para conquistar o coração de todo aventureiro.
[…]
Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786581776107/uma-carta-para-o-pirata>.
Questões
Questão 1 – “Uma carta para o pirata” é o nome de:
( ) um livro.
( ) um filme.
( ) uma série da tv.
Questão 2 – Releia:
“E, corajoso do jeito que é, ele sabe que esse detalhe pode não pegar muito bem para o capitão de um grande navio.”
O texto refere-se ao detalhe de:
( ) o pirata ser temido.
( ) o pirata amar o que faz.
( ) o pirata não saber nadar.
Questão 3 – Na passagem “Ainda mais depois que ele recebe uma carta […]”, a expressão sublinhada introduz a ideia de:
( ) tempo.
( ) condição.
( ) consequência.
Questão 4 – Em “[…] anunciando a vinda da única pessoa capaz de balançar sua confiança de pirata!”, o verbo grifado poderia ser substituído por:
( ) “abalar”.
( ) “destruir”.
( ) “aumentar”.
Questão 5 – De acordo com o texto, o pirata da história toma uma decisão para resolver definitivamente o seu problema. Qual decisão?
Questão 6 – Na parte “Afinal, esse é o único jeito de evitar que seu maior pesadelo se torne realidade…”, o vocábulo destacado foi usado para:
( ) retomar.
( ) caracterizar.
( ) complementar.
Questão 7 – Observe:
“Contada em versos rimados em formato de cordel pela premiada multiartista Mari Bigio e com ilustrações extremamente divertidas de Rodrigo Chedid […]”
Nesse segmento do texto, há um adjetivo que exprime uma opinião. Identifique-o:
( ) “rimados”.
( ) “premiada”.
( ) “divertidas”.
Questão 8 – O trecho “[…] essa é uma história perfeita para conquistar o coração de todo aventureiro.” funciona como:
( ) um apelo.
( ) um convite.
( ) uma advertência.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.