Início Série5º ano Interpretação de texto: Uma carta para o pirata – 5º ano

Interpretação de texto: Uma carta para o pirata – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre “Uma carta para o pirata”. Já ouviu falar desse livro? Não? Então, leia a resenha! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“Uma carta para o pirata”

Nesta história rimada e ricamente ilustrada, os leitores vão dar muita risada ao conhecer um pirata que não tem medo de (quase!) nada.

    O pirata mais temido dos sete mares ama o que faz, mas tem só um probleminha na vida: não sabe nadar! E, corajoso do jeito que é, ele sabe que esse detalhe pode não pegar muito bem para o capitão de um grande navio. Ainda mais depois que ele recebe uma carta, anunciando a vinda da única pessoa capaz de balançar sua confiança de pirata!

    Então, resolve dar um jeito no problema de uma vez por todas e aprender a nadar. Afinal, esse é o único jeito de evitar que seu maior pesadelo se torne realidade…

    Contada em versos rimados em formato de cordel pela premiada multiartista Mari Bigio e com ilustrações extremamente divertidas de Rodrigo Chedid, essa é uma história perfeita para conquistar o coração de todo aventureiro.

    […]

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9786581776107/uma-carta-para-o-pirata>.

 

Questões

Questão 1 – “Uma carta para o pirata” é o nome de:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) uma série da tv.

 

Questão 2 – Releia:

“E, corajoso do jeito que é, ele sabe que esse detalhe pode não pegar muito bem para o capitão de um grande navio.”

O texto refere-se ao detalhe de:

(     ) o pirata ser temido.

(     ) o pirata amar o que faz.

(     ) o pirata não saber nadar.

 

Questão 3 – Na passagem “Ainda mais depois que ele recebe uma carta […]”, a expressão sublinhada introduz a ideia de:

(     ) tempo.

(     ) condição.

(     ) consequência.

 

Questão 4 – Em “[…] anunciando a vinda da única pessoa capaz de balançar sua confiança de pirata!”, o verbo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “abalar”.

(     ) “destruir”.

(     ) “aumentar”.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, o pirata da história toma uma decisão para resolver definitivamente o seu problema. Qual decisão?

 

 

Questão 6 – Na parte “Afinal, esse é o único jeito de evitar que seu maior pesadelo se torne realidade…”, o vocábulo destacado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) caracterizar.

(     ) complementar.

 

Questão 7 – Observe:

“Contada em versos rimados em formato de cordel pela premiada multiartista Mari Bigio e com ilustrações extremamente divertidas de Rodrigo Chedid […]”

Nesse segmento do texto, há um adjetivo que exprime uma opinião. Identifique-o:

(     ) “rimados”.

(     ) “premiada”.

(     ) “divertidas”.

 

Questão 8 – O trecho “[…] essa é uma história perfeita para conquistar o coração de todo aventureiro.” funciona como:

(     ) um apelo.

(     ) um convite.

(     ) uma advertência.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário