Interpretação de texto: Uma ave migratória – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma ave migratória. “O tapicuru-de-cara-pelada (Phimosus infuscatus) mede cerca de 54 centímetros e pertence à família Threskiornithidae”. Que tal conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas! 

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Tapicuru-de-cara-pelada vive em brejos e se alimenta de crustáceos

     O tapicuru-de-cara-pelada (Phimosus infuscatus) mede cerca de 54 centímetros e pertence à família Threskiornithidae.

    É popularmente conhecido por maçarico-de-cara-pelada, maçarico-preto e maçarico-do-banhado.

    A espécie apresenta plumagem preta, bico longo em tom amarelado ou esbranquiçado. A face é nua e avermelhada. Quando estica as asas ao sol, revela uma plumagem azul.

    Alimenta-se de crustáceos, caranguejos, moluscos e folhas. Busca alimento em regiões aquáticas e alagadas.

    É ave migratória e converge para a região pantaneira no Mato Grosso durantes os meses de estiagem.

    […]

    O tapicuru-de-cara-pelada frequenta áreas de brejos, rios e campos arados. Repousa em regiões abertas e pode ser avistado deitado no solo.

    No período de reprodução, nidifica em juncais. Os ovos azulados são incubados por cerca de 24 dias.

    É encontrado no Brasil, no Equador, na Argentina, na Bolívia, na Colômbia, na Guiana, entre outros países.

 “Terra da Gente”.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente>.(Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“É popularmente conhecido por maçarico-de-cara-pelada, maçarico-preto e maçarico-do-banhado.”

Nessa passagem, o texto refere-se ao:

 

Questão 2 – Em “Alimenta-se de crustáceos, caranguejos, moluscos e folhas.”, o texto revela:

(     ) uma ação do tapicuru-de-cara-pelada.

(     ) um estado do tapicuru-de-cara-pelada.

(     ) uma característica do tapicuru-de-cara-pelada.

 

Questão 3 – No fragmento “[…] converge para a região pantaneira no Mato Grosso durantes os meses de estiagem.”, o vocábulo grifado exprime:

(     ) destino.

(     ) finalidade.

(     ) conclusão.

 

Questão 4 – Observe:

“Repousa em regiões abertas e pode ser avistado deitado no solo.”

O termo destacado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, o tapicuru-de-cara-pelada “nidifica em juncais”. Em outras palavras, essa ave:

(     ) vive em juncais.

(     ) constrói ninho em juncais.

(     ) captura alimento em juncais.

 

Questão 6 – No segmento “Os ovos azulados são incubados por cerca de 24 dias.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Identifique o trecho descritivo:

(     ) “A espécie apresenta plumagem preta, bico longo em tom amarelado ou esbranquiçado.”

(     ) “O tapicuru-de-cara-pelada frequenta áreas de brejos, rios e campos arados.”

(     ) “É encontrado no Brasil, no Equador, na Argentina, na Bolívia, na Colômbia […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: