Início Série5º ano Interpretação de texto: Uma árvore que colore os dias frios – 5º ano

Interpretação de texto: Uma árvore que colore os dias frios – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma árvore que colore os dias frios. Qual será, hein? Descubra, lendo o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Mulungu-do-litoral (Erythrina speciosa)

    Com floração entre junho e setembro, o mulungu-do-litoral é uma espécie que enche as cidades de encanto durante os dias mais frios do ano. Assim como os ipês, essa planta fica totalmente desprovida de folhas durante a floração. Possui flores avermelhadas, igual a outras espécies do gênero Erythrina, popularmente conhecidas como mulungus.

    Derivado do grego erythros, o nome “eritrina” significa vermelho, em alusão à cor de suas flores. No Brasil, há cerca de 12 espécies do grupo, sendo o mulungu-do-litoral nativo das regiões sudeste e sul. A árvore de caule espinhento, cuja altura varia entre dois e quatro metros, é típica da Mata Atlântica e pode ser encontrada no Cerrado.

    Comum em áreas litorâneas, o mulungu-do-litoral prolifera-se em solos úmidos e tem excelente efeito paisagístico. Atrai naturalmente beija-flores, sanhaçus e grande variedade de aves. O formato peculiar de suas inflorescências faz com que também seja conhecido como eritrina-candelabro.

Amda. Disponível em: <https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/especie-da-vez/5960-inverno-florido-ipes-mulungus-e-manacas-colorem-dias-frios>. Publicado em: 30 de junho de 2020. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Assim como os ipês, essa planta fica totalmente desprovida de folhas durante a floração.”

A que planta o texto se refere?

 

Questão 2 – Em “Possui flores avermelhadas, igual a outras espécies do gênero Erythrina, popularmente conhecidas como mulungus.”, a parte destacada:

(     ) dá um exemplo.

(     ) expõe uma conclusão.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 3 – Na passagem “Derivado do grego erythros, o nome ‘eritrina’ significa vermelho, em alusão à cor de suas flores.”, o texto:

(     ) corrige.

(     ) explica.

(     ) complementa.

 

Questão 4 – Em “No Brasil, há cerca de 12 espécies do grupo […]”, o texto revela:

(     ) a quantidade exata de espécies.

(     ) a quantidade hipotética de espécies.

(     ) a quantidade aproximada de espécies.

 

Questão 5 – No segmento “[…] pode ser encontrada no Cerrado.”, a expressão sublinhada foi empregada para indicar:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Observe:

“Comum em áreas litorâneas, o mulungu-do-litoral prolifera-se em solos úmidos e tem excelente efeito paisagístico.”

O termo grifado assinala:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 7 – O trecho “Atrai naturalmente beija-flores, sanhaçus e grande variedade de aves.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 8 – Identifique o fragmento que contém uma opinião:

(     ) “[…] uma espécie que enche as cidades de encanto […]”

(     ) “A árvore de caule espinhento […]”

(     ) “O formato peculiar de suas inflorescências […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário