Interpretação de texto: Uma amizade impossível – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre uma amizade impossível. A que amizade o texto se refere?  Trata-se da amizade entre dois animais, Amos e Bóris, título do livro escrito por William Steig! E por que a amizade entre eles é impossível? Ficou curioso (a) para saber mais a respeito desse livro? Então, leia o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas! Vamos lá?

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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NOME:   

Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:

Uma amizade impossível

    Amos e Bóris me convidaram para embarcar na sutileza de sua amizade desde o encontro com a capa.  O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente e a pintura leve com um traço bem delineado do rato e da baleia juntos e serenos nos instiga a descobrir quem deles é o Amos e quem é o Bóris.

    Pela ilustração já presumi que o livro era antigo e fui até a última página para ler sobre o autor. Ali encontramos o que queríamos saber, nada mais nada menos. Descobrimos quem é o William Steig, o que fez e como foi importante em sua época. O livro é de 1971. Volto, então, para o início e redescubro a obra, agora com um olhar mais precioso.

    De maneira sutil e aventureira, Steig narra, em um diálogo constante entre imagem e texto, a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá. Sem subestimar o leitor, muito pelo contrário, instigando-o cientificamente com as leis da biologia e eventos da natureza as personagens vão nos contando da amizade impossível que criam. Amizade subversiva e perigosa, mas que ao mesmo tempo deve, ao final, ser submetida às leis da natureza.

    Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme. Este é um fim que vamos entendendo ser a dura verdade e que dele não podemos escapar. Na penúltima página, quando os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos, nos vemos também doídos por dentro. Não conseguindo sustentar a emoção da separação buscamos, logo, a próxima página, mas ali só há o alento da constatação de desamparo humano. Encontramos o ratinho sozinho na página em branco, olhando longe para o vazio; um vazio de saudade, que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.

Irene Monteiro.Disponível em:<https://revistaemilia.com.br>. 09 de dezembro de 2018(Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo da autora do texto lido:

(     ) noticiar um fato.

(     ) divulgar um livro.

(     ) contar uma fábula.

 

Questão 2 – Em “Uma amizade impossível”, a que amizade o texto se refere?

R:

 

Questão 3 – No segmento “Pela ilustração já presumi que o livro era antigo […]”, o verbo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “supus”.

(     ) “descobri”.

(     ) “compreendi”.

 

Questão 4 – A autora do texto expõe uma opinião sobre o livro “Amos e Bóris” na passagem:

(     ) “O jogo de cores entre o título/autor e o sol/baleia é inteligente […]”

(     ) “Um não pode viver no mar, nem o outro em terra firme.”

(     ) “[…] os dois amigos se despedem com lágrimas nos olhos […]”

 

Questão 5 – Na frase “[…] a amizade dos dois mamíferos que só é possível devido aos acidentes e encontros ocasionais que a vida lhes dá.”, a expressão grifada indica:

(     ) um fato que soma ao fato anterior.

(     ) um fato que é a causa do fato anterior.

(     ) um fato que se contrasta com o fato anterior.

 

Questão 6 – Escreva por extenso o ano de publicação do livro “Amos e Bóris”:

R:

 

Questão 7 – Na oração “[…] instigando-o cientificamente com as leis da biologia […]”, o vocábulo “o” foi empregado para retomar:

 

Questão 8 – Na parte “Amizade subversiva e perigosa […]”, os vocábulos sublinhados:

(     ) definem a amizade entre a baleia e o ratinho.

(     ) comparam a amizade entre a baleia e o ratinho.

(     ) caracterizam a amizade entre a baleia e o ratinho.

 

Questão 9 – No fragmento “[…] que se faz tão presente que chega a conversar com a tristeza que eu também sinto.”, o termo “que” relaciona-se com:

(     ) “o ratinho sozinho”.

(     ) “página em branco”.

(     ) “um vazio de saudade”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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