Interpretação de texto: Um roedor debaixo d’agua – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um roedor debaixo d’água. Que roedor será esse, hein? Vamos conhecer? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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NOME: 

Leia:

Um roedor debaixo d’água

    Sim! O rato-d’água é mais um exemplo de mamífero semiaquático: vive em terra firme, mas especializou-se na natação para buscar seu alimento e se deslocar pelo ambiente. Esse animal tem as patas com uma membrana que o auxilia para nadar. Trata-se de uma estrutura menos desenvolvida, mas somada à sua pelagem impermeável, permite ao rato um bom desempenho debaixo d’água.

    Para se ter uma ideia, o rato-d’água pode nadar de três maneiras: com a movimentação alternada exclusiva das patas traseiras, usando as quatro patas (como se estivesse marchando em terra firme) e num movimento similar ao galope de alguns mamíferos terrestres, como o cavalo. Aliás, é “galopando” na superfície da água que esse roedor consegue mais velocidade. Mas das três maneiras faz boas manobras para mudar de direção.

    O rato-d’água vive solitário e prefere sair à noite em busca de seu alimento. Come peixes, insetos e crustáceos de água doce, além de frutas, sementes, fungos e alguns outros vegetais. Por causa de seus hábitos, está sempre próximo a riachos e brejos. É encontrado na Mata Atlântica, na Amazônia, no Cerrado, na Caatinga e no Pantanal.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 227.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
(Fragmento com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“[…] vive em terra firme, mas especializou-se na natação para buscar seu alimento […]”

Nessa passagem, o texto refere-se:

 

Questão 2 – No trecho “Esse animal tem as patas com uma membrana que o auxilia para nadar.”, a expressão grifada foi usada para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

Questão 3 – Observe:

“Trata-se de uma estrutura menos desenvolvida, mas somada à sua pelagem impermeável […]”

O termo “mas” introduz um fato que:

(     ) explica o anterior.

(     ) conclui o anterior.

(     ) compensa o anterior.

 

Questão 4 – Segundo o texto, “o rato-d’água pode nadar de três maneiras”. Identifique aquela em que ele consegue ser mais veloz:

(     ) “a movimentação alternada exclusiva das patas traseiras”.

(     ) “usando as quatro patas (como se estivesse marchando em terra firme)”.

(     ) “num movimento similar ao galope de alguns mamíferos terrestres, como o cavalo”.

 

Questão 5 – No segmento “Mas das três maneiras faz boas manobras para mudar de direção.”, o vocábulo sublinhado exprime:

(     ) direção.

(     ) destino.

(     ) finalidade.

 

Questão 6 – Em “O rato-d’água vive solitário […]”, o texto:

(     ) revela um hábito do rato-d’água.

(     ) faz uma descrição do rato-d’água.

(     ) dá uma opinião sobre o rato-d’água.

 

Questão 7 – Transcreva a passagem do texto que enumera os alimentos do rato-d’água:

 

Questão 8 – Na parte “Por causa de seus hábitos, está sempre próximo a riachos e brejos.”, a palavra destacada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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