Interpretação de texto: Um recado das doces Amoras – 7º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o livro Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Segundo o texto, ele fala sobre a importância de nos orgulharmos – desde os primeiros anos de vida – de quem somos. Vamos saber mais a respeito da história desse livro? Então, leia com atenção o texto “Um recado das doces Amoras de Emicida”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Um recado das doces Amoras de Emicida

    Em setembro de 2018, o rapper Emicida decidiu se lançar em mais uma jornada, usando as palavras como ferramenta. Desta vez, a aventura foi seu primeiro livro infantil: Amoras, publicado pela editora Companhia das Letrinhas com ilustrações de Aldo Fabrini, surgiu a partir de uma canção de mesmo nome. E fala sobre a importância de nos orgulharmos – desde os primeiros anos de vida – de quem somos.

    Na história curta, porém cheia de significados, Emicida recorre a figuras como Martin Luther King e Zumbi dos Palmares para lembrar de uma conversa que teve com a primeira filha, Estela. Nesse bate-papo, ele e a garota falam sobre amoras, essas frutas pequenas e que, quanto mais escuras forem, mais doces vão estar.

    Convido você a ler e reler a conclusão que a menina tira desse pensamento. E para refletir sobre a frase final dela para o pai: “Porque eu sou pretinha também”.

    Ah, não sabe quem foram Martin Luther King e Zumbi dos Palmares? O livro Amoras explica! Boa leitura!

Maria Carolina Cristianini. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto lido:

(     ) contar a história do rapper Emicida.

(     ) divulgar um livro do rapper Emicida.

(     ) debater um assunto com o rapper Emicida.

 

Questão 2 – Sublinhe a expressão que indica uma circunstância de tempo neste fragmento:

“Em setembro de 2018, o rapper Emicida decidiu se lançar em mais uma jornada […]”

 

Questão 3 – No trecho “[…] surgiu a partir de uma canção de mesmo nome.”, o verbo “surgiu” refere-se ao sujeito:

(     ) “a aventura”.

(     ) “seu primeiro livro infantil”.

(     ) “Amoras”.

 

Questão 4 – Na passagem “E fala sobre a importância de nos orgulharmos – desde os primeiros anos de vida – de quem somos.”, a autora do texto:

(     ) cita um trecho do livro “Amoras”.

(     ) conta o assunto do livro “Amoras”.

(     ) expõe uma opinião sobre o livro “Amoras”.

 

Questão 5 – Em “Na história curta, porém cheia de significados […]”, a conjunção “porém” indica:

(     ) um fato que compensa o fato anterior.

(     ) um fato que é a causa do fato anterior.

(     ) um fato que se contrasta com o fato anterior.

 

Questão 6 – Releia este segmento do texto:

“[…] Emicida recorre a figuras como Martin Luther King e Zumbi dos Palmares para lembrar de uma conversa que teve com a primeira filha, Estrela.”

O termo “para” introduz:

(     ) a consequência de Emicida recorrer a figuras como Martin Luther King e Zumbi […]

(     ) uma hipótese sobre Emicida recorrer a figuras como Martin Luther King e Zumbi […]

(     ) a finalidade de Emicida recorrer a figuras como Martin Luther King e Zumbi dos Palmares.

 

Questão 7 – Na oração “Nesse bate-papo, ele e a garota falam sobre amoras […]”, o pronome “ele” retoma:

(     ) Emicida.

(     ) Martin Luther King.

(     ) Zumbi dos Palmares.

 

Questão 8 – Na passagem “[…] essas frutas pequenas e que, quanto mais escuras forem, mais doces vão estar.”, a que frutas o texto se refere?

R:

 

Questão 9 – Na parte “Ah, não sabe quem foram Martin Luther King e Zumbi dos Palmares? O livro Amoras explica!”, a autora do texto:

(     ) faz um convite.

(     ) dá uma explicação.

(     ) estabelece uma comparação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: