Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quarto ano e quinto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto Um peixe curioso.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um peixe curioso – 4º ano e 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um peixe curioso – 4º ano e 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um peixe curioso – 4º ano e 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
UM PEIXE CURIOSO
O esperto Lúmi era um peixinho muito curioso que adorava explorar os corais e conversar com os outros seres que viviam sob as águas.
Lúmi queria saber tudo: Por que o polvo tinha oito tentáculos? Por que o bico do peixe-espada era tão grande? Por que os tentáculos da água-viva provocavam queimaduras?
Assim, o peixinho saía perguntando tudo para todos no coral.
Certo dia, Lúmi teve uma curiosidade que ninguém soube responder:
– Quantos anos uma tartaruga-marinha pode viver? – perguntou ele.
– Lúmi, as tartarugas só passam por aqui uma vez ao ano, quando estão migrando, e ninguém nunca perguntou isso a elas – respondeu o cavalo-marinho.
Muito persistente, o peixinho esperou por alguns meses até as tartarugas passarem e, quando chegou o momento, ele nadou até elas e fazer sua pergunta.
– Meu amiguinho, nós podemos viver mais de cem anos – respondeu uma das tartarugas.
Lúmi nadou depressa de volta para o coral e, muito feliz, compartilhou com todos o que havia acabado de descobrir.
180 histórias para se divertir.
Editora: Ciranda Cultural.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R:
2) Quantos parágrafos há no texto?
R:
3) Quem é o personagem principal da história?
R:
4) O que Lúmi gostava de fazer?
R:
5) Qual foi a pergunta que ninguém soube responder?
R:
6) Qual foi a resposta da tartaruga para o peixinho?
R:
7) Agora é sua vez, escreva sua dúvida abaixo, compartilhe com a classe. (Escolha cinco amigos e faça uma lista com essas questões, faça uma pesquisa para responder as perguntas. No dia seguinte comparem os resultados.)
R:
Por Acessaber