Interpretação de texto: Um macaco família – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre os muriquis. Entre os muriquis, machos e fêmeas são iguais, um não domina o outro. Vamos saber mais a respeito desses macacos? Então, leia com atenção o texto Um macaco “família”! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                         DATA:

PROF:                                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Um macaco “família”!

    Entre os muriquis, machos e fêmeas são iguais, um não domina o outro. Até fisicamente, eles são semelhantes, sendo possível diferenciá-los apenas pela observação das genitálias. Eles gostam de comer vegetais e se alimentam principalmente de frutos e folhas em grandes quantidades.

    Uma característica interessante dessa espécie é o fato de os machos permanecerem no grupo de origem por toda sua vida, favorecendo a construção de fortes vínculos entre eles, enquanto as fêmeas migram para outro grupo quando se aproximam da adolescência. A primeira gravidez ocorre entre oito e nove anos de idade e o período de gestação dura em média sete meses, nascendo geralmente apenas um filhote. Os nascimentos ocorrem de três em três anos e a mãe amamenta e transporta o filhote pela floresta até ele atingir dois anos de idade. Mas, o filho ainda depende de sua mãe para outras atividades até alcançar três anos.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 277.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) noticiar um fato sobre os muriquis.

(     ) contar uma história sobre os muriquis.

(     ) apresentar explicações sobre os muriquis.

 

Questão 2 – Sublinhe, no fragmento abaixo, os pronomes usados pelo autor do texto para retomar os machos e fêmeas muriquis:

“Até fisicamente, eles são semelhantes, sendo possível diferenciá-los apenas pela observação das genitálias.”

 

Questão 3 – Aponte o trecho em que o adjetivo destacado exprime uma opinião do autor:

(     ) “[…] frutos e folhas em grandes quantidades.”

(     ) “Uma característica interessante dessa espécie […]”

(     ) “[…] a construção de fortes vínculos entre eles […]”

 

Questão 4 – Na oração “Eles gostam de comer vegetais […]”, o autor do texto:

(     ) cita um hábito dos muriquis.

(     ) faz uma descrição dos muriquis.

(     ) levanta uma hipótese sobre os muriquis.

 

Questão 5 – Em “[…] migram para outro grupo quando se aproximam da adolescência.”, o autor do texto se refere:

(     ) aos machos muriquis.

(     ) às fêmeas muriquis.

(     ) aos machos e às fêmeas muriquis.

 

Questão 6 – Na frase “[…] nascendo geralmente apenas um filhote.”, a palavra “apenas” expressa uma restrição. Por isso, poderia ser substituída por:

(     ) “também”.

(     ) “inclusive.

(     ) “somente”.

 

Questão 7 – Observe este período do texto:

“Os nascimentos ocorrem de três em três anos e a mãe amamenta e transporta o filhote pela floresta até ele atingir dois anos de idade.”

 Nesse período do texto, os verbos grifados exprimem:

(     ) ações da mãe muriqui.

(     ) estados da mãe muriqui.

(     ) características da mãe muriqui.

 

Questão 8 – Na passagem “A primeira gravidez ocorre entre oito e nove anos de idade e o período de gestação dura em média sete meses […]”, o termo “e” indica:

(     ) uma soma de fatos.

(     ) uma oposição de fatos.

(     ) uma alternância de fatos.

 

Questão 9 – No período que encerra o texto, a palavra “Mas” introduz:

(     ) uma ressalva em relação ao filhote muriqui.

(     ) uma conclusão em relação ao filhote muriqui.

(     ) uma compensação em relação ao filhote muriqui.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: