Início Série5º ano Interpretação de texto: Um inseto chamativo – 5º ano

Interpretação de texto: Um inseto chamativo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um inseto chamativo. Que inseto será esse, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Louva-a-deus

    Os louva-a-deus estão entre os insetos mais carismáticos e chamativos da natureza. Inofensivos, esses animais apresentam cores e formas exuberantes, e são extremamente camuflados em seus ambientes.

    Há espécies que imitam galhos, flores, folhas verdes ou secas, musgos, líquens e até mesmo outros animais, como aranhas e formigas. Essa adaptação é muito importante, pois são caçadores e utilizam sua camuflagem para capturar suas presas, geralmente insetos menores que eles.

    A camuflagem também os ajuda a se esconderem de predadores, como aves e anfíbios. Segundo Leo Lanna, biólogo e fundador do Projeto Mantis, o Brasil possui a maior diversidade de louva-a-deus do mundo, com mais de 250 espécies já catalogadas, e expectativa de ao menos o dobro a se descobrir.

    Estão presentes em todos os biomas e ecossistemas, com maior variedade nas florestas da Amazônia e Mata Atlântica. As espécies maiores costumam ser verdes, mas há espécies de todos os tamanhos e cores. […]

Giovanna Adelle.
Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2024/02/06/louva-a-deus-veja-11-especies-brasileiras-que-chamam-a-atencao-na-natureza.ghtml>. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“Inofensivos, esses animais apresentam cores e formas exuberantes […]”

A que animais o texto se refere?

 

Questão 2 – Na passagem “[…] e são extremamente camuflados em seus ambientes.”, o termo destacado foi empregado para:

(     ) definir.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 3 – Observe:

“Essa adaptação é muito importante, pois são caçadores e utilizam sua camuflagem para capturar suas presas […]”

Pode-se afirmar que “para” estabelece a relação de:

(     ) causa.

(     ) finalidade.

(     ) consequência.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, as presas do louva-a-deus são normalmente:

(     ) “aves”.

(     ) “anfíbios”.

(     ) “insetos menores que eles”.

 

Questão 6 – Em “[…] o Brasil possui a maior diversidade de louva-a-deus do mundo, com mais de 250 espécies catalogadas […]”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Na parte “Estão presentes em todos os biomas e ecossistemas […]”, a palavra “e” assinala a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 8 – O segmento “As espécies maiores costumam ser verdes […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 9 – Há uma opinião no trecho:

(     ) “Os louva-a-deus estão entre os insetos mais carismáticos […]”

(     ) “Há espécies que imitam galhos, flores, folhas verdes ou secas […]”

(     ) “[…] há espécies de todos os tamanhos e cores.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário